Novembro Azul e o mito da castração!

 

Por *Susane Bohmann

Castração é a maneira mais segura de evitar doenças sexualmente transmissíveis, tumores, superpopulação e abandono de animais. Nos machos, ela também reduz a marcação de território através da micção, reduz as fugas, a agressividade e aumenta a longevidade, diminuindo também o risco de câncer de próstata, que causa dor e desconforto ao animal e ainda é uma doença pouca difundida entre os proprietários.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no homem, cães e em outros animais do sexo masculino. Quando afetada nos cães, o animal lambe excessivamente o pênis, apresenta secreção com sangue ou esverdeada, tem dificuldade para defecar, dores, anormalidade para andar e perda de peso. O proprietário do animal também pode notar que os testículos estão aumentados e irregulares, com consistência mais firme que o normal.

O diagnóstico é realizado através de ultrassom, palpação e exames de sangue, mas a melhor maneira de lidar com a situação é investindo em prevenção. A castração diminui a incidência da doença em até 90%, além de ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes. O tratamento do câncer de próstata em animais consiste em quimioterapia e remoção cirúrgica e dependendo do grau de adiantamento, o animal pode não resistir.

E a pergunta ou afirmação que os veterinários mais ouvem: O macho vai perder a masculinidade com a castração? Eis o mito mais difícil de combater. Machos castrados não se tornam homossexuais ou “menos machos”. Cães e gatos comprovadamente apenas copulam para procriação e não por prazer. A castração acaba com o instinto de procriar.

Um cão é capaz de sentir uma fêmea no cio em um raio de 3 km de distância, o que estimula seus instintos de procriação, fuga, agressividade e marcação de território. Castrar é um ato de amor pelo seu cão uma vez que seus instintos serão apaziguados e ele apenas terá uma vida mais tranquila e feliz, afinal, ele deixará de ser estimulado diariamente sem poder agir, o que torna sua rotina frustrante.

 

* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Tem seu consultório veterinário anexo ao Pet Shop Mr. Pet’s, na Rua Gustavo Zimmermann, bairro Itoupava Central.