domingo, 17 outubro 2021
InícioVale do ItajaíGasparNova Torre de Vídeo Laparoscópica do Hospital de Gaspar reduz tempo de...

Nova Torre de Vídeo Laparoscópica do Hospital de Gaspar reduz tempo de internação

 

 

 

Na noite desta quarta-feira (14/08/19), foi apresentado no Hospital de Gaspar, a Nova Torre de Vídeo Laparoscopica que a partir de agora poderá realizar procedimentos cirúrgicos muito mais sofisticados. O equipamento permite o aumento do número de procedimentos e amplia o giro de leitos, trazendo ainda mais segurança e conforto aos pacientes. Cerca de 100 pessoas participaram da solenidade de apresentação da torre aconteceu no próprio Hospital, entre autoridades do município, imprensa e convidados.

O Prefeito Kleber Wan-Dall, em seu discurso, relembrou conquistas importantes como a recuperação do Selo de Filantropia do Hospital e a implantação do Laboratório de Análises Clinicas. “Precisamos e estamos nos esforçando para primeiro atender o básico, assim como ampliamos a quantidade de médicos no Pronto Atendimento. Nós só chegamos nesse momento porque a comunidade novamente abraçou o nosso hospital”, salientou.

 

 

O novo equipamento reduz o tempo médio de internação do paciente para 24h, que em procedimentos cirúrgicos convencionais, geralmente é de 4 a 6 dias. Além disso, reduz os custos de materiais e instrumentos utilizados nos procedimentos, diminuindo principalmente o risco de infecção hospitalar. Com uma técnica minimamente invasiva e em alta resolução, a Torre de Vídeo Laparoscopica proporcionará procedimentos mais precisos nas cirurgias gerais, de urologia e ginecologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

 

 

O equipamento foi adquirido por R$ 310.125,98 através de recursos em uma ação junto ao Governo Estadual. A torre é constituída por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico, além de um monitor de alta resolução, câmera, fonte de luz de LED, insuflador e endoscópios rígidos.

 

 

Homenagem aos Dr. João Spengler

Na oportunidade ainda o médico João Leopoldino Spengler, que faz parte do corpo clínico do Hospital de Gaspar foi homenageado pelos 50 anos de medicina completados no ano passado. Dr. João esteve presente na inauguração do Hospital em 18 de maio de 1970 e atuou durante muitos anos em prol da casa de saúde. Méritos como a internação do primeiro paciente e o primeiro parto realizado no Hospital fazem parte da trajetória desse médico que tanto contribui com a saúde do município. “Desde que aqui realizei a primeira internação de um paciente eu sempre imaginei momentos como este. É muito gratificante sentir esse apoio de todos e vamos em frente que com toda certeza temos muitas conquistas ainda pela frente.”, afirmou após a homenagem.

Atendimentos em 2019

O número de atendimentos tem aumentado significativamente nos últimos meses. Dados mostram que são atendidos em média 200 pacientes por dia no Hospital de Gaspar, sendo 96% atendimentos SUS. Nos seis primeiros meses do ano 37 mil pessoas passaram pela casa de saúde. Além disso são 410 internações ao mês – 83% SUS; 175 cirurgias ao mês – 72% SUS, somente em julho este número subiu para 251 cirurgias realizadas, sendo 78% pacientes SUS; 67 partos realizados em media todos os meses, sendo 82% SUS.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS