Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Nova ponte do Centro recebeu a última viga de 90 toneladas na tarde deste domingo (13/09)

 

 

 

 

Imagens: Soni Robinson Witte [OBlumenauense]

Uma operação complexa poucas vezes vista, transportou de Gaspar para Blumenau, as cinco vigas com 90 toneladas e 38 metros de comprimento, que fazem parte da ponte paralela à Desembargador Pedro Silva. Ela fica localizada na foz do ribeirão Garcia, ao lado do restaurante Thapyoca.

A ação envolveu as guardas de trânsito das duas cidades. O nosso colaborador Soni Robinson Witte acompanhou a retirada da primeira viga, que ficou depositada em um terreno próximo da Havan de Gaspar, às margens da rodovia Jorge Lacerda.

 

 

Por volta das 7h de sábado (12/09/20), foram gravadas imagens do local onde as vigas seriam colocadas. Em seguida o Soni foi até o terreno e gravou a colocação da primeira no caminhão prancha que transportou a estrutura, mostrando a precisão no carregamento da enorme peça de concreto. Foram 90 toneladas içadas em cada lado por guindastes, em que qualquer mínimo descuido poderia até matar alguém ou causar grande prejuízo na rodovia, caso não estivesse bem presa. Mas deu tudo certo.

 

 

E assim, cada uma das cinco foi levada ao local onde está sendo construída a ponte e cuidadosamente encaixada. No final da tarde de domingo (13), Soni registrou a colocação da quinta viga, que finalizou essa etapa da obra.

 

 

Um detalhe que chamou a atenção é uma grande borracha sobre a qual essa estrutura é apoiada. O neoprene é um elastômero cuja principal função na construção civil é possibilitar a movimentação natural de elementos estruturais em pontes e viadutos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo ao apoio da estrutura os esforços verticais.

Durante o final de semana, o trânsito no trecho do entorno da obra foi interditado. Os condutores que vinham das ruas Itajaí, Palmeiras (Av Duque de Caxias) e Alwin Schrader, foram orientados a acessar a ponte dos Arcos, próxima da antiga empresa Sulfabril. Como na Rua República Argentina também há obras, o trânsito ficou bem complicado nos horários com mais fluxo de veículos.

 

 

O prefeito Mário Hildebrandt passou no local no domingo para verificar o andamento da obra que faz parte de um macroprojeto do Corredor Estrutural Sul. A nova ponte terá 12,80m de largura, considerando que 8,40m são de pista e 4,40m para passeio compartilhado com ciclista.

O investimento da Prefeitura de Blumenau é de R$ 3,3 milhões, com recurso viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do Orçamento Geral da União (OGU), do então senador da República, Dalírio Beber. O prazo de execução da obra é de dez meses e a ordem de serviço foi assinada no dia 8 de junho deste ano.

A nova ponte já foi batizada com o nome do ilustre comerciante da cidade, Ruy Eduardo Willecke, em lei sancionada pelo prefeito, em 16 de março de 2020.

 

 

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp
Tags ,

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top