Nota de esclarecimento da prefeitura sobre o homem que se acorrentou no corrimão

Foto: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime
Foto: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime
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Nesta manhã de terça-feira (18), os blumenauenses foram surpreendidos através das imagens divulgadas pela mídia, mostrando o cidadão Vanderlei Cardoso acorrentado no corrimão da escada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Blumenau.  Foi a forma que ele encontrou para protestar contra a qualidade de atendimento que ele diz receber no posto de saúde da Itoupava Central.

O fato acabou gerando polêmica e a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau emitiu uma nota de esclarecimento. Segue o texto na íntegra.

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau vem a público esclarecer fato acontecido esta manhã, envolvendo o cidadão Vanderlei Cardoso, que se acorrentou ao prédio da Prefeitura de Blumenau. Esclarecemos que o mesmo foi abordado por uma equipe especializada do CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) no local. A equipe encontrou o paciente lúcido e orientado, e constatou que ele não estava passando por surto psicótico, o que impede o CAPS de qualquer intervenção.Vanderlei alegou que queria chamar atenção com seu ato.

Ao que compete à Secretaria de Saúde em relação aos serviços prestados a este paciente, informamos que o exame de sangue solicitado pelo médico do ESF em 07/07/2015 e que teria agendamento apenas para daqui 60 dias, pode ser realizado com a mesma requisição em qualquer outro laboratório de exames que seja prestador de serviços da SEMUS, como o Santa Isabel, o Bluanálises e o Equipe, entre outros.

Em relação a um exame de Endoscopia pendente para o paciente em questão desde 2014, a Secretaria admite que tinha um problema em relação aos prestadores de serviço desse exame, mas que já foi resolvido. O exame, de caráter eletivo (sem urgência ou emergência) ainda deverá passar pela avaliação do médico regulador do sistema para que seja agendado.

O Senhor Vanderlei Cardoso é atendido no ESF Jackson Roberto Carl, na Itoupava Central. Apesar de suas reclamações e ofensas à equipe, já registradas pela mesma em duas ocasiões na Ouvidoria SUS, o paciente recebeu atendimento todas as vezes que buscou os serviços da Unidade de Saúde. Ainda, demais reclamações são em número irrisório, o que leva a acreditar que o Senhor Vanderlei possui um entendimento peculiar em relação a como deveria ser o funcionamento do posto. Como um serviço de atendimento à população em geral, não podemos permitir que a vontade de um indivíduo seja soberana perante os demais.

Secretaria de Saúde de Blumenau