sexta-feira, 16 abril 2021
Início Geral Nossos desfiles em 1925 aos 75 anos de Blumenau

Nossos desfiles em 1925 aos 75 anos de Blumenau

75 anos Blumenau

Fotos antigas são ótimas para ver, mas nada tão interessante como ver as pessoas e seu comportamento em vida. Carros, cenários, pessoas, tudo em movimento. E é isso que nós cidadãos de Blumenau podemos acompanhar nesse filme feito por José Julianelli em setembro 1925, em referência as comemorações do aniversário de 75 anos da cidade de Blumenau.

Mas afinal, quem foi José Julianelli? Considerado junto com Alfredo Baumgarten, os dois pioneiros do cinema catarinense, ele nasceu em São Constantino di Rivoli, na Itália, em 19 de março de 1883. No começo do século chegou ao Rio de Janeiro como vendedor ambulante acompanhado do pai, que retornou pouco tempo depois para o país de origem. Julianelli aprendeu cedo a se virar sozinho e fez de tudo um pouco em sua vida. Iniciou seus empreendimentos comprando um tigre, o qual ficava em exposição para visitação do público que pagava para ver o animal. O negócio cresceu e Julianelli montou um circo, denominado Pavilhão Recreativo.

Era 1909, e para ampliar seu negócio, o imigrante italiano mandou vir de Paris um cinematógrafo que passou a funcionar como mais uma atração do Pavilhão. Um dos filmes exibidos com freqüência por Julianelli foi “A Paixão de Cristo”. A fita despertava grande interesse e seu enredo facilitava a compreeensão do público através de uma linguagem que estava dando seus primeiros resultados. Tratava-se da projeção de quadros que descreviam os diferentes momentos da vida de Cristo, dividida em sete partes.

No final dos anos 10, Julianelli deixou o cinema em segundo plano, mas retomou a ativididade com uma câmara 35 milímetros, com a qual passou a documentor eventos sociais, e principalmente, políticos da região do Vale do Itajaí e de Joinville. Grande parte da filmografia de Julianelli também foi perdida ou deteriorada ao longo dos anos. O mascate italiano, naturalizado brasileiro, faleceu em Blumenau aos 88 anos, no dia 18 de maio de 1971, quatro anos após a morte de Baumgarten. (JL)

Biografia retirada desse anexo do jornal A Notícia

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS