Nome do Campus da UFSC em Blumenau homenageia o político e empresário Evelásio Vieira

Atual Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina. Um novo local deve ser definido e então receber a homenagem.

 

Foi aprovado na terça-feira (25/4/17), o Projeto de Lei do Senado 48/2016, formalizando o nome do político e empresário Evelásio Vieira (in memoriam) para o Campus da UFSC em Blumenau. A autoria é do senador Dalirio Beber (PSDB-SC), e a homenagem segundo ele,  é pela dedicação à causa educacional brasileira, a Blumenau, ao Vale do Itajaí e Santa Catarina.

“É um justo reconhecimento a este homem público, cidadão blumenauense, que uniu a imprensa e empresários a favor da descentralização da educação. Difundiu junto a sociedade regional, a defesa da campanha pela criação da atual Universidade Regional de Blumenau. Posteriormente, mas ainda sem mandato, utilizou do prestígio pessoal e partidário para interceder em Brasília, com sucesso, pela agilidade na tramitação dos processos que envolviam o reconhecimento e legalização da recém-criada Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau”, justificou o senador.

A matéria, que teve votação terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, agora segue para a Câmara dos Deputados. “Este projeto viabiliza o reconhecimento e homenageia este grande líder, que defendia como uma de suas mais caras bandeiras políticas, a educação. Ser humano simples, de vida e conduta retilínea, fiel aos compromissos assumidos com a sua consciência e os ideais partidários que soube patrocinar ardorosamente”, destacou o senador.

 

Quem foi Evelásio Vieira, conhecido como “Lazinho”

Evelásio Vieira nasceu em Indaial (27/11/1925 e foi deputado Estadual (1967-1971), prefeito de Blumenau (1970-1973) e Senador da República (1975 — 1982), sempre eleito pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, atual PMDB.

Além de político e empresário da comunicação (fundador da Rádio Nereu Ramos) “Lazinho” foi um grande desportista. Jogador de futebol (meia direita), ele jogou no Tupi de Gaspar, Ipiranga de Canoinhas, Palestra Itália de Curitiba, Palmeiras de Blumenau e até na Seleção Catarinense.  Lazinho foi um dos fundadores do MDB em Santa Catarina, em meados da década de 1960 — o primeiro partido de oposição à ditadura militar, regime que então comandava o País.

Quando foi eleito Prefeito de Blumenau, venceu seu adversário por pouco mais de 200  votos, num pleito histórico. Durante seu mandato, ampliou consideravelmente a rede municipal e investiu na sua infraestrutura. Foi o precursor das creches públicas, pois até a época os estabelecimentos de ensino básico eram mantidos pelos industriais locais. Atraiu empresas para Blumenau, realizou obras de infraestrutura urbana e expandiu a rede de água. Continuou contribuindo para o fortalecimento e consolidação da Faculdade criada pelo prefeito Hercílio Deeke, atual FURB.

No Senado Federal, foi uma das mais fervorosas vozes na oposição ao regime militar. Sua atuação firme e marcante pela educação fica ainda mais evidente na Câmara Alta do país, onde proferiu diversos discursos na defesa da educação como instrumento de transformação social.  Lazinho faleceu em 29 de junho de 2004 na cidade de Blumenau.