De acordo com a mais nova estimativa divulgada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau cairá para 5,9 metros à meia-noite. Caso isso se concretize, o município sairá do estado de alerta e entrará em estado de atenção.
Desde a zero hora desta quarta-feira (7), o nível do Rio Itajaí-Açu já baixou 1,35 m, de acordo com a medição das 20h, onde a régua instalada na ponte Adolfo Konder marcou 6,15 m. A queda durante esse período foi de 6 cm por hora.
Nas últimas 12 horas, de acordo com medição feita as 20h15min e divulgada pelo site do AlertaBlu, choveu em média no município 3,64 mm. As estações que registraram o maior volume de chuva foram as da Ruy Barbosa (8,2 mm); Nova Rússia (5,4 mm); Passo Manso (4,8 mm); Coripós (4,6 mm); Itoupavazinha e Jordão (ambas com 4,4 mm).
A barragem de Ituporanga continua com 100% de sua capacidade ocupada, com todas as 5 comportas fechadas e o nível da água está em 32,10 m. Na barragem de Taió, o nível da água está em 20,47 m; sua capacidade de retenção em 79,48%; e mantém 3 comportas abertas e as outras quatro fechadas. O nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul estava em 9,10 m às 20 h, tendo baixado 6 cm na última hora.
Na quinta-feira (8), Blumenau deverá ter algumas pancadas de chuva a partir do final da tarde. Há risco de temporal isolado com rajadas fortes e momentâneas de vento. Portanto, a Prefeitura continuará com as equipes mobilizadas para atender possíveis ocorrências em todo município. Caso verifique alguma anormalidade em sua residência, rua ou região, a população deve fazer contato imediatamente com a Defesa Civil pelo telefone 199.