O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou entre os dias 23 a 27 de abril as coletas para monitoramento da qualidade da água do mar e divulga nesta segunda-feira (30/04/18), o relatório de balneabilidade do litoral catarinense. O resultado mostra que dos 215 pontos analisados, 156 (72,6%) estão próprios para banho.
Em Florianópolis 75 pontos foram analisados. Destes 43 (57,3%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 113 (80,7%) estão próprios para banho. Em relação ao relatório anterior, 37 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e 15 de próprio para impróprio.
As amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.
Nas prais mais frequentadas pelos moradores do Vale do Itajaí, apenas duas praias tiveram pontos impróprios:
- Balneário Camboriú – praia de Taquaras (P9) na laoga de Taquaras e no POntal Norte (P1);
- Barra Velha – lagoa de Barra Velha (P5) na Rua Dr. Placido Gomes de Oliveira, altura Nº 336; e Rua Antônio R. da G. Moura (P3).
O relatório das condições das praias catarinenses é divulgado mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês. “Além do relatório, sempre orientamos que o banhista também fique atento e considere o histórico do ponto”, explica o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasques Filho.
O IMA recomenda ainda que os banhistas consultem, sempre que necessário, o relatório online, pois constatou-se que placas estão sendo danificadas, queimadas e até excluídas do local onde foram implantadas para informar a condição da qualidade da água. O relatório completo pode ser acessado aqui, ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.
* Abreviamos ponto para P. Exemplo: Ponto 6 = P6