sexta-feira, 3 dezembro 2021
InícioEventosNesta quinta, às 19h, começa a "Temporada de exposições" com lançamento de...

Nesta quinta, às 19h, começa a “Temporada de exposições” com lançamento de livros

livro-Sono-temporada-Exposicoes-2014

Festa na Fundação Cultural promete muita animação na noite desta quinta-feira. A entrada é gratuita.

O lançamento de três livros é um dos pontos altos da abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), na noite desta quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural (Rua XV de Novembro, 161, Centro). A festa será animada pela Banda Municipal que irá interpretar canções que fizeram parte do repertório do show de aniversário dos 52 anos, comemorados dia 31 de julho no Teatro Carlos Gomes. A programação de abertura de mais esta temporada começa às 19h com a conversa com artistas. Professores, arte-educadores, coordenadores pedagógicos, artistas, alunos de arte e comunidade em geral estão convidados a participar dessa roda cultural.

Até o dia 21 de setembro o público poderá apreciar as exposições “Matéria Efêmera”, de Hermínia Metzler, Marcia Mazzoni e Rosilene Horta, “noscasulos”, de Maria Carmen von Linsingen, “Pulsar da Vida”, de Ilca Barcellos, “Desenho-Pintura (Linhas-Pensamentos)”, de Kelly Kreis Taglieber, “Des Ciels”, de Lorena Acin, e “Metametria ou Meta-metria”, de Fernando Quitério. A noite contará ainda com o lançamento dos Livros AMA/DOR/A, de Diedra Roiz, Sono, de Luiz Bogo, e “Pantanal – Os Quatro Elementos”, de Dario Beduschi. As exposições ficam abertas à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Agendamentos de visitas podem ser feitos pelo telefone (47) 3381-6176.

 

Livros

Na noite cultural, a escritora Diedra Roiz lança AMA/DOR/A, um livro composto por 39 poesias que dá voz e visibilidade a uma realidade que ainda é minoria na produção literária: a da mulher como protagonista, narradora, sujeito, desejante, portadora da voz, do ponto de vista e do discurso. A apresentação do livro, escrita por Terezinha Manczak, o define como uma poética que trata de amor (es) urbanos, vividos, moldados na experiência e nas buscas de uma mulher que sabe o que quer. “Percebe-se em AMA/DOR/A de Diedra, não a repetida variação sobre o mesmo tema, mas uma unidade – onde o fio condutor de toda a obra não é outra coisa senão a paixão”, salienta Terezinha.

Já no Livro Sono, Luís Bogo é filosoficamente despretensioso, mas ao mesmo tempo provocativo, pois faz alguns questionamentos existenciais a partir de constatações cotidianas, partindo de impressões ligeiras para reflexões um tanto mais profundas. Ainda de acordo com o autor, “a poesia tem a capacidade de aguçar a espiritualidade das pessoas através do belo, mas também através do inusitado, de episódios menos aprazíveis e prazerosos que, igualmente, deixam marcas nos corpos e nas almas”.

Em Pantanal – Os Quatro Elementos, de Dario Beduschi, as emoções são fortes e envolventes. São, definitivamente, explícitas nas palavras do autor. Há o retrato das mais belas paisagens, a pesca rica e abundante nas águas dos rios do Mato Grosso do Sul, o que revela uma empatia àqueles lugares e fortemente vem os empreendimentos, o profissionalismo, a fidelidade, a solidariedade, a amizade, a vida do dia-a-dia, ritmadas, pela ética, pela compreensão, pela iniciativa e pela coragem. Ler toda esta narrativa leva a uma viagem surpreendente.

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 7 de agosto
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Atração musical: Banda Municipal de Blumenau
Visitação: até 21 de setembro.
De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
As exposições ficam abertas até 21 de setembro, de terça-feira à domingo, das 10h às 16h
Agendamentos: pelo telefone (47) 3381-6176.
Entrada franca

Site: http://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br

via PMB | Texto: Sérgio Antonello

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS