Navios de pesquisa e patrulha oceânica da Marinha do Brasil, estarão abertos à visitação pública em Itajaí

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital Oliveira | Foto: Marinha do Brasil

Por ocasião da Volvo Ocean Race, dois navios da Marinha do Brasil que estarão atracados em Itajaí (SC) serão abertos, das 14h às 18h, para visitação pública. É a  oportunidade de conhecer os equipamentos da Força Naval e suas principais atividades.

 

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital Oliveira | Foto: Marinha do Brasil

 

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” estará atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos. e estará aberto para visitação de 20 a 22 de abril. Resultado da parceria firmada entre os ministérios da Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação, além das empresas Vale e Petrobras; a embarcação é equipada com uma moderna tecnologia.

O navio pesa 3,5 mil toneladas, e com o equipamento chamado Veículo de Operação Remota (ROV) tem capacidade para detectar sinais a 4 mil metros de profundidade. A embarcação também apresenta habilidade especial para realizar pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar, além da localização de petróleo e gás em superfícies bem inferiores, como é o caso da camada pré-sal e da exploração de recursos minerais em águas profundas como a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

 

Navio de Patrulha Oceânico APA | Foto: Marinha do Brasil

 

Já o Navio Patrulha Oceânico “APA”, estará atracado no cais turístico e estará aberto para visitação de 19 a 22 de abril. Ocasionalmente, uma aeronave UH-12, modelo “Esquilo”, estará em exposição nos dias de visitação pública aos navios. Construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o nome “Apa” faz alusão a um importante rio brasileiro.

Ele foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. A embarcação possui grande autonomia, opera com aeronave orgânica (helicóptero) e duas lanchas. Com um total de 90,5 metros de comprimento, possui velocidade máxima com 2 MCP de 25 nós, tem autonomia de 35 dias, capacidade de tropa embarcada de  51 militares, e está armado com um canhão de 30mm e 2 metralhadoras de 25mm.