terça-feira, 21 setembro 2021
InícioEventosNavios de pesquisa e patrulha oceânica da Marinha do Brasil, estarão abertos...

Navios de pesquisa e patrulha oceânica da Marinha do Brasil, estarão abertos à visitação pública em Itajaí

Por ocasião da Volvo Ocean Race, dois navios da Marinha do Brasil que estarão atracados em Itajaí (SC) serão abertos, das 14h às 18h, para visitação pública. É a  oportunidade de conhecer os equipamentos da Força Naval e suas principais atividades.

 

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital Oliveira | Foto: Marinha do Brasil

 

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” estará atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos. e estará aberto para visitação de 20 a 22 de abril. Resultado da parceria firmada entre os ministérios da Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação, além das empresas Vale e Petrobras; a embarcação é equipada com uma moderna tecnologia.

O navio pesa 3,5 mil toneladas, e com o equipamento chamado Veículo de Operação Remota (ROV) tem capacidade para detectar sinais a 4 mil metros de profundidade. A embarcação também apresenta habilidade especial para realizar pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar, além da localização de petróleo e gás em superfícies bem inferiores, como é o caso da camada pré-sal e da exploração de recursos minerais em águas profundas como a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

 

Navio de Patrulha Oceânico APA | Foto: Marinha do Brasil

 

Já o Navio Patrulha Oceânico “APA”, estará atracado no cais turístico e estará aberto para visitação de 19 a 22 de abril. Ocasionalmente, uma aeronave UH-12, modelo “Esquilo”, estará em exposição nos dias de visitação pública aos navios. Construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o nome “Apa” faz alusão a um importante rio brasileiro.

Ele foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. A embarcação possui grande autonomia, opera com aeronave orgânica (helicóptero) e duas lanchas. Com um total de 90,5 metros de comprimento, possui velocidade máxima com 2 MCP de 25 nós, tem autonomia de 35 dias, capacidade de tropa embarcada de  51 militares, e está armado com um canhão de 30mm e 2 metralhadoras de 25mm.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS