Museu expõe caleidoscópios humanos

caleidoscopios-humanos-exposicao_02

Texto: Sérgio Antonello | Fotos: divulgação

Obra inédita em Santa Catarina fica em exposição no MAB a partir do dia 5 de março.

(…) bastam dois (espelhos), e um reflete o reflexo do que o outro refletiu, num tremor que se transmite em mensagem intensa e insistente “ad infinitum”, liquidez em que se pode mergulhar a mão fascinada e retirá-la escorrendo de reflexos, os reflexos dessa dura água.

Clarice Lispector

Projeto de instalação do artista visual paulistano Élcio Miazaki, com uso de espelhos em diferentes jogos de composições (dimensões e ângulos), também é uma das atrações da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que começa no dia 5 de março. A construção de caleidoscópios em grandes formatos foi uma forma de voltar os olhares à movimentação externa ao ambiente. Trata-se em diminuir a barreira exterior/interior e levantar questões como a multiplicidade e transitoriedade das imagens. O trabalho foi produzido em 2013 como resultado da seleção de residência artística na Casa das Caldeiras.

Conheça esta o obra inédita no Estado de Santa Catarina. Uma vez construído o jogo de espelhos no intuito de simular o infinito, ele encontra relação direta com a montagem de caleidoscópios tradicionais, como lembrança de brincadeiras de infância. O que parece desordenado e confuso, encontra organização dentro de uma construção geométrica.

Assim, o projeto em questão foi uma forma de reflexão e valorização do imprevisível, onde os resultados só podem ser conferidos a cada construção da instalação artística em diferentes ambientes das instituições que a recebem. Afinal, como se comportam as imagens do local, uma vez refletidas num prisma de espelhos? Devido ao espelhamento também externo dos objetos suspensos, estes incorporam diferentes cores e luminosidades ao longo do dia, quase como camaleões.

Exposição Caleidoscópios Humanos
Artista expositor: Élcio Miazaki
Local: Museu de Arte de Blumenau (MAB) – Sala Oficial
Abertura: 5 de março, às 20 h
Visitação: até 21 de abril, de terça a domingo das 10h às 16h
Conversa com o artista: 5 de março, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

caleidoscopios-humanos-exposicao_01

caleidoscopios-humanos-exposicao_03

caleidoscopios-humanos-exposicao_04

caleidoscopios-humanos-exposicao_05