Museu de Arte de Blumenau mostra obras produzidas por 9 mulheres blumenauenses

Grupo-Barbotina_nov2015
Texto: Sérgio Antonello | Fotos: divulgação

Nove mulheres artistas, fundadoras do Grupo Barbotina, apresentam “Engobe-Nove – Arte em processo”, no Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau, na noite de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A programação da noite contará com a tradicional conversa com os artistas, às 19h, e declamação de poemas por Terezinha Manczak e Marcelo Steil, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB). A entrada é franca.

Barbotina_engobes-nove_04
Barbotina é uma mistura de argila e água, com consistência barrosa, utilizada para unir parte de peças de argila. O grupo é composto por Beliria Boni, Cema Raizer, Ester Renaux, Maria Goretti Casas, Maristela Silveira, Mia Ávila, Mila Cambraia, Pakawon Martin e Sueli Freygang. Elas se reuniram para pesquisar e experimentar técnicas e procedimentos em cerâmica. As artistas estarão presentes na noite de abertura para apresentar e conversar sobre o trabalho desenvolvido.

“Engobe-nove – Arte em processo” apresenta peças em cerâmica, resultado de um trabalho experimental e em andamento desenvolvido pelas Barbotinas. Trata-se de uma pesquisa de engobes que dão colorido às peças. A pesquisa foi desenvolvida com óxidos e corantes e massas cerâmica com materiais agregados. Os estudos tiveram como base a obra de Jorge Fernández Chiti.

Barbotina_engobes-nove_03

Por definição, o engobe é a primeira forma de se cobrir/colorir uma peça de cerâmica, assim como as tigelas, utilizadas pelo grupo, representam as primeiras produções em cerâmica. Principais óxidos pesquisados: manganês, cobre, cromo, ferro, cobalto, zinco e titânio.

Visitas

A visitação às exposições do MAB poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. A temporada contará com as exposições Das telhas abaixo, do mineiro Romeu Bessa; Compensado, do paulistano Cassio Leitão; Paisagem fragmentada, do carioca André de Miranda; Distracionismo Lúdico, do carioca Brandão; Papéis de parede e/ou Pintura de Interiores, da paulista Paula Scavazzini; e Contracenando, da belga Marie-Ange Giaquinto.

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 5 de novembro
Horários:
– 19h: conversa com os artistas
– 20h: abertura da exposição com declamação de poesias, apresentação musical pela Orquestra de Cordas do Vale e a exposição “Engobes-nove”, do Grupo

Barbotina
Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca
Site: http://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br