Município do Vale do Itajaí investe na melhoria genética do rebanho bovino

A proposta é adquirir sêmen, além de outros equipamentos necessários para realização de inseminações artificiais.

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Departamento Agropecuário, quer estimular a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do município. Por meio de pregão presencial, somente em 2022 deverão ser investidos R$ 62.432,00 na aquisição de sêmen, além de outros equipamentos necessários para realização de inseminações artificiais, como luvas de inseminação bovina e nitrogênio líquido.

De acordo com o veterinário e responsável pelo serviço de inseminação, Fernando Krambeck, o sêmem adquirido contempla diversas raças bovinas, tanto leiteiras, quanto de corte. “Utilizando a inseminação artificial o produtor encontra uma maneira de ter uma melhoria rápida na qualidade do seu rebanho, pela utilização de sêmen de touros de raças com aptidão comprovada através de avaliações genéticas”, explicou.

O melhoramento genético de gado para produção leiteira compreende as raças Jersey e Holandesa. Já para o gado de corte, são 15 disponíveis, sendo elas: Aberdeen Angus, Bonsmara, Braford, Brahma, Brangus, Charolês, Devon, Gir, Hereford, Nelore, Red Angus, Senepol, Simental, Ultrablack, Wagyu.

O veterinário explica que com uma variedade maior de raças é possível fornecer ao produtor um sêmen direcionado a realidade de cada propriedade. “Além de agregar valor ao fornecer raças bovinas reconhecidamente superiores em qualidade de carne, como por exemplo, os Angus (Aberdeen e Red), Hereford, Devon, Ultrablack e Wagyu”, explicou.

Novidades para 2022

Para 2022, as novidades disponibilizadas são as raças Bonsmara, Ultrablack e Wagyu. O Bonsmara é um bovino de origem africana, reconhecido pela sua pelagem curta, tornando-o mais resistente a carrapatos. O Ultrablack vem para trazer a qualidade da carne aos seus descendentes, assim como o Wagyu, que possui alto índice de marmoreio, o que fornece maciez a carne ao ser consumida, característica muito desejado pelo mercado consumidor nos dias de hoje.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Fozina Krüger, este banco genético vem se formando de forma gradativa, observando as tendências do mercado e as características de cada raça. “Através da participação em feiras como a Expointer, em Esteio (RS) e a Agroleite, em Castro (PR), duas das maiores feiras nacionais em gado de corte e leite, podemos avaliar quais são as raças mais procuradas pelo mercado e conversar com produtores sobre as características de cada uma. A participação em feiras é de grande importância, porque é nelas que você tem contato direto com os produtores e pode observar diretamente as novas tendências do mercado, podendo assim estar um passo a frente” destaca o secretário.

A inseminação artificial é fornecida aos produtores do município mediante ao pagamento de uma taxa e pode ser agendada por meio do telefone (47) 3357-8528.

Fonte: Prefeitura de Ibirama