segunda-feira, 12 abril 2021
Início Vale do Itajaí Navegantes Mulher sofre queimaduras de 2º grau em 9% do corpo após panela...

Mulher sofre queimaduras de 2º grau em 9% do corpo após panela de pressão explodir

O acidente doméstico aconteceu na noite desta quarta-feira (31/03) em Navegantes (SC). Confira dicas importantes para evitar que isso aconteça com você.

Uma mulher de 25 anos sofreu queimaduras de 2º grau em 9% do corpo após a panela de pressão explodir em Navegantes (SC). A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militares às 21h desta quarta-feira (31/03/21) na Rua Abdom Cardoso Sacavém, no bairro São Paulo.

Após receber os primeiros socorros, ela foi encaminhada para receber cuidados médicos no hospital. Confira algumas dicas importantes antes de cozinhar com a panela de pressão:

Observe com atenção as condições das válvulas de controle e segurança

A parte principal da panela de pressão é a tampa, onde está a borracha de vedação que garante que a pressão fique toda dentro. Já a trava de segurança, mantém a tampa no lugar certo. Há ainda duas válvulas, uma delas é a de controle, que balança e produz chiado quando a panela está sob pressão. A outra é a de segurança, de cor vermelha e feita de borracha ou plástico.

Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo. Ao cozinhar a água e os alimentos, será produzido o vapor que ocupará espaço dentro da panela, fazendo com que saia um pouco pela válvula de controle. É justamente o vapor quente que faz com que o cozimento seja mais rápido.

Sempre que for utilizar seu utensílio, verifique se a borracha está devidamente no lugar. Se perceber que ela está ressecada, é essencial trocar essa borracha. Também verifique se a válvula de controle não está entupida, se está bem enroscada e encaixada. Quanto à válvula de segurança, é importante que não esteja levantada.

Esta não deve ser sua posição em cada início de cozimento, pois ela só deve ficar saltada como medida de prevenção, quando durante o cozimento a válvula de controle entupiu. Nesses casos, há o acúmulo de vapor e a válvula de segurança salta deixando o ar quente sair, evitando que sua panela de pressão vá pelos ares.

Deixe pelo menos 1/3 da panela livre para a pressão

Independentemente da capacidade da sua panela de pressão, você deve utilizar apenas 2/3 de sua capacidade com alimentos e água. O resto deve ficar livre para que o ar quente acumule dentro e faça o cozimento dos alimentos. Caso contrário, o vapor sairá com líquidos pela válvula de controle, o que pode causar o entupimento.

Não mexa na panela de pressão

Durante o cozimento, evite mexer na panela de pressão. Você pode abaixar a chama do fogão, pois ela manterá o ritmo da cocção, sendo uma ótima forma de cozinhar mais rápido e passar menos tempo na cozinha.

Observe a válvula de controle

A válvula de controle solta vapor continuamente depois que pega pressão. Se a válvula de controle não balançar com o vapor e nem soltar vapor pelos buraquinhos, pode significar que há entupimento na tampa. Neste caso desligue o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule.

Depois espere o vapor sair totalmente e só então retire a válvula de controle para desentupi-la. Assim que terminar a limpeza da válvula, é só colocar a tampa de volta na panela para continuar o cozimento.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS