sexta-feira, 17 setembro 2021
InícioGeralMulher e bebê são transportados pelo Arcanjo 04 para realizarem transplante e...

Mulher e bebê são transportados pelo Arcanjo 04 para realizarem transplante e cirurgia cardíaca

 

 

 

 

O trabalho do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros e do SAMU de Santa Catarina, foi essencial para duas vidas nesta terça-feira (31/03/20). Por volta das 9h30, o avião Arcanjo 04 foi acionado para transportar uma mulher de 28 anos do Hospital São José em Criciúma (SC) para Blumenau.

Portadora de hepatite B, a paciente também sofre de insuficiência renal, e foi internada no Hospital Santa Isabel onde seria submetida a um transplante de fígado. Nessa hora vale destacar a importância do aeroporto Quero-Quero, essencial para que a aeronave pudesse pousar com segurança, e assim levar a mulher ao procedimento cirúrgico.

No período da tarde, por volta das 15h, o avião foi novamente acionado. Desta vez levou um bebê de 1 mês e 24 dias do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis (SC), para Joinville (SC). No Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, referência no tratamento de patologias cardíacas, a criança seria submetida a uma cirurgia no coração.

Os transportes aeromédicos permitem percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor. A asa fixa do avião funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva, contando com vários aparatos médicos. Um médico e um enfermeiro acompanham os pacientes para monitorá-los.

Somente nestas duas operações de transporte, foram percorridos aproximadamente 790 quilômetros em um total de 5 horas de voo. Imaginem se esses pacientes fossem levados entre essas cidades pelas rodovias.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS