Muitas nuvens, mas sol com tempo firme e temperatura que pode chegar a 33°C

Foto: Michele Lamin

 

 

Foto: Michele Lamin

 

Tempo firme devido a influência de um sistema de alta pressão nesta terça-feira (19/03/19) em Blumenau. No fim do dia, o deslocamento de umidade do mar para o continente provoca aumento da cobertura de nuvens e não se descarta a ocorrência de chuvisco fraco e isolado.

A temperatura máxima prevista para hoje é chegar em 33°C. Neste momento (12h39min), faz 29,5°C com sensação térmica de 31°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 21°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,25 m e a umidade relativa do ar em 54,4%. Ventos fracos de oeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, variação de nuvens. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens e aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul, chuva fraca e isolada à noite. Temperatura elevada principalmente no norte do Estado, que começa a baixar durante do dia, a partir do oeste. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral no fim do dia. Uma massa de ar mais frio (alta pressão) avança para o Sul do Brasil. Baixa pressão no litoral gaúcho trazendo umidade para o interior catarinense.

 

Quarta-feira (20)

Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) intensifica o transporte de umidade do mar, o que favorece a presença de muitas nuvens bem como a condição para chuva fraca especialmente na madrugada e, posteriormente entre a tarde e a noite. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C e máxima entre 26 e 28°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – A data marca a mudança de estação, com a chegada do outono, que no calendário oficial é a partir das 18h58min em todo Hemisfério Sul. Será mais um dia de sol com variação de nuvens. Do Planalto ao Litoral, chuva fraca e bem isolada à tarde e noite. A temperatura fica amena, com vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral. Massa de ar mais frio (alta pressão) no Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (21)

Blumenau – Presença e variação de nuvens, devido a circulação marítima. Não se descarta a ocorrência de chuvisco fraco e isolado durante a tarde e a noite. A temperatura mínima oscila entre 18 e 20°C e máxima entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – NVariação de nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio-Oeste, chuva fraca e bem isolada à tarde e noite, enquanto do Planalto ao Litoral, ela pode ocorrer a qualquer momento do dia, de forma isolada. A temperatura permanece amena, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil. Vento sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (22)

Blumenau – Tempo fechado e instável em virtude de um cavado que se propaga. Há condição para chuva no decorrer do dia. No sábado, um sistema de baixa pressão se forma em SC mantendo a condição de instabilidade e chuva. As temperaturas mínimas oscilam entre 18 e 20°C e máximas entre 22 e 24°C.

Santa Catarina – O tempo no Estado continua com sol e muitas nuvens. Do oeste ao sul, chuva fraca e bem isolada à tarde. Já na Grande Florianópolis e no Litoral, ela ocorre de forma bem isolada no início e fim do dia. A temperatura aumenta na região oeste e a massa de ar frio afasta-se em direção ao oceano. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

-feira ()

Blumenau

Santa Catarina – O dia será de chuva em todas as regiões, melhorando à noite em grande parte do Estado. Valores mais significativos são esperados na região norte. Temperatura em elevação. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 24 de março e 2 de abril de 2019

Entre os dias 24 e 25, a passagem de uma frente fria traz chuva rápida e bem isolada para o sul de SC, seguida de uma massa de ar frio provocando temperatura baixa no estado com predomínio do vento sul até o dia 27. Nos dias seguintes, condição de chuva mais significativa para o Litoral catarinense, e chuva mais isolada e mal distribuída no interior do Estado. A atuação de massas de ar frio típicas de outono favorecem madrugadas com temperaturas baixas, especialmente na região serrana.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram