Mudança do Fórum de Timbó: atendimento ao público suspenso temporariamente

Novo prédio sustentável abrigará varas cíveis e criminais, Ministério Público e garante acessibilidade.

Novo prédio do Fórum de Timbó

O Fórum de Timbó (SC) está de endereço novo, depois que um novo prédio foi construído no bairro das Nações. Para viabilizar a transição, o expediente na sede atual será realizado de forma remota e o atendimento presencial ao público externo ficará suspenso do dia 9 a 24 de outubro.

De acordo com a Portaria Conjunta n. 001/2023-DF, durante esse período, o atendimento ao público será mantido por telefone, e-mail, balcão virtual e outros meios disponíveis, com o objetivo de evitar a suspensão de atos e prazos processuais. Os detalhes de contato podem ser encontrados clicando aqui.

O novo edifício, com uma área construída de 6,27 mil m², abrigará a 1ª e 2ª Vara Cível, a Vara Criminal e o Ministério Público. Além de atender à população de Timbó, a comarca também serve a cidades vizinhas, como Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho e Benedito Novo. O atual fórum, inaugurado em 1977, será substituído pelo novo prédio, com uma inauguração oficial marcada para às 17h do dia 24 de outubro.

Fórum de Timbó inaugurado em 1977

O projeto da nova sede, segue os moldes da unidade de Navegantes, com características modulares e paredes internas em dry-wall, possibilitando futuros ajustes conforme a necessidade. Destaca-se o foco na sustentabilidade da obra, com a seleção de materiais de construção duráveis, baixa manutenção e baixo impacto ambiental.

A nova estrutura também incorpora elementos sustentáveis, como a maximização da iluminação natural, ventilação cruzada, reaproveitamento de água da chuva, cobertura verde para reduzir o calor e o uso do ar-condicionado, além de um bicicletário e vestiários para uso público interno e externo do Judiciário. O prédio foi projetado com acessibilidade em mente, atendendo a todos os requisitos necessários para garantir a inclusão de todos os cidadãos.