Movimentação do Porto de São Francisco do Sul aumenta 34% com a supersafra

Os grãos que mais contribuíram para esse aumento foram o milho e a soja.

Porto de São Francisco do Sul (SC) | Foto: divulgação

O Porto de São Francisco do Sul vivenciou um mês de agosto sem precedentes em 2023. A movimentação de cargas aumentou para 1,8 milhão de toneladas, representando um incremento de 34% em relação ao mês anterior. É o reflexo direto da colheita recorde de grãos no Brasil.

As mercadorias que mais contribuíram para esse aumento foram o milho, com 578 mil toneladas, e a soja, com 531 mil toneladas, totalizando 1,1 milhão de toneladas em exportações. Já a importação atingiu 727 mil toneladas, liderada pelos produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço (400 mil toneladas), e fertilizantes (326 mil toneladas).

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins destaca: “Com a excelente safra e a infraestrutura aprimorada do porto, estamos no caminho certo para superar o desempenho do ano passado”. Cleverton Vieira, presidente do porto, ressalta a eficiência do local ao dizer: “Nossa capacidade de atender a demanda do país e de Santa Catarina ficou evidente com a gestão da safra de grãos”.

Crescimento Anual

Nos primeiros oito meses do ano, a movimentação portuária atingiu 10,8 milhões de toneladas, uma elevação de 25% em comparação ao mesmo período de 2022. O destaque vai para as exportações de soja e milho.

Colheita Histórica

Os números da safra 2022/2023 são inéditos para o Brasil. Conforme relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve produzir 322 milhões de toneladas de grãos, um aumento significativo de 18% em relação ao ciclo anterior. A soja e o milho estão entre os principais impulsionadores desse crescimento.