Fotos: Bombeiros Militares de Blumenau
Na manhã desta sexta-feira (22/001/21) os Bombeiros Militares foram acionados pelo 193 para atender uma ocorrência de deslizamento de terra com vítimas. O fato teria acontecido no final da Rua Reinoldo Guntz, na região do bairro Velha Pequena, em Blumenau.
Mas, ao chegarem no local, o fato em si não foi confirmado. No entanto, havia uma casa de madeira em colapso iminente deslocada de sua base por mais de dois metros. A construção já estava em um ângulo de 30° para frente, causada pela movimentação da terra. Felizmente ninguém se feriu.
O fato não foi considerado um trote, pois analisando o histórico desse tipo de ocorrência no município, os bombeiros acreditam que uma pessoa tenha se assustado com o que viu, e preocupado com os moradores da residência, resolveu acionar a corporação.
Os bombeiros avaliaram essa ocorrência por seu lado positivo. Apesar dos 14 quilômetros percorridos, parte em estrada de chão, e terem enfrentando um trânsito considerável, as três viaturas chegaram ao local em menos de 15 minutos. A guarnição estava pronta para prestar o primeiro atendimento, isolar o local e gerenciar todos os riscos ainda existentes.
A equipe especializada em Intervenção em Áreas Deslizadas chegou ao local 15 minutos depois, composta por um cinotécnico (bombeiro + cão) e um piloto de drone, todos membros da Força-Tarefa do batalhão dos bombeiros.
A mesma resposta rápida foi dada por equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil. Apesar de tudo, essa ocorrência mostrou que o plano de resposta elaborado para deslizamentos está funcionando, tanto no tempo-resposta das guarnições, quanto na mobilização da equipe especializada. “Torcemos para que nada aconteça, mas estamos prontos para agir de forma rápida, segura e efetiva.” destacaram os bombeiros ao analisar a situação.