quarta-feira, 24 fevereiro 2021
Início Bairros Velha Grande Movimentação de terra desloca casa por cerca de dois metros de sua...

Movimentação de terra desloca casa por cerca de dois metros de sua base

Os Bombeiros Militares foram acionados na manhã desta sexta-feira (22/01) no bairro Velha Pequena, em Blumenau.

Fotos: Bombeiros Militares de Blumenau

Na manhã desta sexta-feira (22/001/21) os Bombeiros Militares foram acionados pelo 193 para atender uma ocorrência de deslizamento de terra com vítimas. O fato teria acontecido no final da Rua Reinoldo Guntz, na região do bairro Velha Pequena, em Blumenau.

Mas, ao chegarem no local, o fato em si não foi confirmado. No entanto, havia uma casa de madeira em colapso iminente deslocada de sua base por mais de dois metros. A construção já estava em um ângulo de 30° para frente, causada pela movimentação da terra. Felizmente ninguém se feriu.

O fato não foi considerado um trote, pois analisando o histórico desse tipo de ocorrência no município, os bombeiros acreditam que uma pessoa tenha se assustado com o que viu, e preocupado com os moradores da residência, resolveu acionar a corporação.

Os bombeiros avaliaram essa ocorrência por seu lado positivo. Apesar dos 14 quilômetros percorridos, parte em estrada de chão, e terem enfrentando um trânsito considerável, as três viaturas chegaram ao local em menos de 15 minutos. A guarnição estava pronta para prestar o primeiro atendimento, isolar o local e gerenciar todos os riscos ainda existentes.

A equipe especializada em Intervenção em Áreas Deslizadas chegou ao local 15 minutos depois, composta por um cinotécnico (bombeiro + cão) e um piloto de drone, todos membros da Força-Tarefa do batalhão dos bombeiros.

A mesma resposta rápida foi dada por equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil. Apesar de tudo, essa ocorrência mostrou que o plano de resposta elaborado para deslizamentos está funcionando, tanto no tempo-resposta das guarnições, quanto na mobilização da equipe especializada. “Torcemos para que nada aconteça, mas estamos prontos para agir de forma rápida, segura e efetiva.” destacaram os bombeiros ao analisar a situação.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS