A partir das 8h30min desta quinta-feira (6/06/19), começa em Balneário Camboriú, o julgamento de Lucas Ricardo Spernau, acusado de matar três pessoas e causar lesões graves. Ele esteve envolvido em um acidente que aconteceu por volta das 5h do dia 20 de dezembro de 2009, no cruzamento da Rua 2000 com a Terceira Avenida, região Central da cidade.
Na época, ele tinha 19 anos e dirigia uma camionete Nissan Infinite, que colidiu contra um táxi com quatro ocupantes e depois ainda invadiu uma loja. Segundo denúncia do Ministério Público, Lucas dirigia com os faróis apagados a 100 km/h velocidade, quando ultrapassou o sinal intermitente do semáforo e ocorreu a colisão.
Dois passageiros do táxi, Edival de Oliveira Dias, de 38 anos, e Simone Borges Machado, de 27, morreram no local. Já o motorista do veículo, Natalino Amaral Gomes, de 52, morreu a caminho do hospital. A única sobrevivente foi Karina da Silva, de 22, que foi internada em estado grave no Hospital Santa Inês.
No processo, o Ministério Público também afirma que Lucas estava em estado de embriaguez ou inebriado por substância alucinógena de efeitos similares ao álcool. O réu, que responderá por triplo homicídio e lesão corporal de natureza grave, teria se recusado a fazer o teste do bafômetro.
Em sua defesa, ele declarou que estava em uma festa de aniversário, mas gripado, e havia tomado remédio, por isso não ingeriu bebida alcoólica naquele dia. Afirmou ainda que estava cansado e acredita que tenha dormido no volante, por isso passou reto no cruzamento. O motorista foi preso em flagrante após a colisão, mas respondeu ao processo em liberdade.
A sessão do júri popular será presidida pelo juiz substituto Luiz Octávio David Cavalli no salão do Tribunal do Júri da comarca de Balneário Camboriú.