Morre Pelé, aos 82 anos, o rei do futebol e maior atleta do século

Ele enfrentava um câncer no cólon. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Foto: divulgação

Nesta quinta-feira (29/12/22), o Brasil e o mundo perderam o maior jogador de futebol da história. Morreu Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé. Ele tinha 82 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro.

A internação aconteceu por causa de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para reavaliar o tratamento de um câncer no cólon. O ex-atleta passou por uma cirurgia na unidade de saúde em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Ainda não há detalhes sobre o velório, apenas que o sepultamento deve ser no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, no Santo Futebol Clube, onde iniciou a trajetória. Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940 em Três Corações (MG). Aos quinze anos começou a jogar no time da cidade de Santos (SP), e um ano depois, foi escolhido para a Seleção Brasileira de Futebol.

Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.

De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total, 1.283 gols, em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.

Na página oficial do Pelé nas redes sociais, foi divulgado o seguinte texto:

A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor.

A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações.

Amor, amor e amor, para sempre.