Morre o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos

Durante anos presidiu o Grupo Pão de Açúcar, que teve unidades em Blumenau e Santa Catarina.

Imagem: Instagram @gediniz

Neste domingo (18), veio a público o comunicado sobre o falecimento do renomado empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, devido a complicações de uma pneumonite que resultaram em insuficiência respiratória. Diniz, figura central no desenvolvimento do varejo na América Latina através do Grupo Pão de Açúcar, esteve sob cuidados médicos no Hospital Albert Einstein até o momento de sua morte.

Em Blumenau, havia algumas unidades de supermercados da rede, inclusive ao lado do Neumarkt Shopping, no Centro. Muitos desses imóveis acabaram sendo usados por outras redes varejistas.

Marcado por um legado de inovação e liderança, Diniz também teve experiências marcantes fora dos negócios, como ser sequestrado em 1989, o que o manteve em cativeiro por seis dias, além de suas contribuições como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão. Ele foi membro ativo do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, enriquecendo seu perfil como um líder multifacetado.

A cerimônia de velório está marcada para esta segunda-feira (19), entre 11h e 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, propriedade do São Paulo Futebol Clube, permitindo que admiradores e o público em geral possam prestar suas homenagens. O sepultamento, no entanto, será uma cerimônia privada, destinada somente à família do empresário.

Deixando esposa, cinco filhos, netos e bisnetos, a família Diniz expressou gratidão pelo apoio e carinho recebido neste momento de luto e recordou o reencontro de Abilio com seu filho João Paulo, falecido em 2022.