A indústria catarinense teve um importante colaborador para o seu desenvolvimento: Artur Wanke, que presidiu a indústria de eletrodomésticos que leva o sobrenome da família. Em Indaial, onde fica a sede da empresa, o empresário comandou a Associação Empresarial (Acidi), entre 1991 e 1993. Ele é pai de Eduardo Wanke, atual diretor-presidente.
O Seu Arthur, como era carinhosamente chamado, faleceu nesta quinta-feira (22/07/21) aos 93 anos. Boa parte da sua vida foi dedicada à indústria, que começou com o convite do avô para trabalhar na Wanke, aos 23 anos, depois de se formar em Ciências Contábeis.
O objetivo era cuidar da administração da empresa, com o desafio de modernizar políticas, produtos e processos. E desde então, já se passaram sete décadas, que ficaram marcadas por comprometimento, determinação e ética. Um legado que ficará pra sempre na cultura e nos valores da Wanke Eletrodomésticos.
Mesmo não atuando presencialmente no dia a dia da empresa, nos últimos anos se fazia presente sempre que possível. Gostava de se manter atualizado em relação aos números e acontecimentos, sempre preocupado com o futuro do negócio que ajudou a construir. “Contava suas histórias com um brilho nos olhos que nos fazia viajar no tempo. E sempre com um conselho sábio ou uma frase de otimismo na despedida”.
Empreendedor nato, contribuiu com o crescimento da região, estando presente em diversos marcos empresariais e comerciais, como ACIDI, CDL, Rotary, Banco do Brasil, farmácia do SESI, tendo atuação importante em suas fundações e instalações em Indaial. Não só na área econômica, mas também era grande apoiador do esporte, tanto que estimulou eventos de tênis e futebol na região.
O velório de Arthur Wanke acontecerá nesta sexta-feira (23) na Capela Mortuária 2, no Cemitério Municipal, entre às 14h e 16h. Segundo informações divulgadas pela família, em função da pandemia, e seguindo as Normas da Vigilância Sanitária, quem quiser dar o último adeus, poderá fazer de modo rápido.
Haverá restrição de número de pessoas no espaço para não gerar aglomeração. A causa da morte não foi divulgada.