Na madrugada deste domingo (8/05/22) morreu Osvaldo Schneider, de 77 anos, mais conhecido como Paca. Ele era um empresário e político importante de Gaspar (SC), onde foi prefeito entre 1973 e 1977.
Osvaldo estava em uma festa de Bodas de Ouro na Sociedade Canarinhos, no bairro Gaspar Grande. Pouco antes da 1h30, ele passou mal depois de dançar, conversar com os amigos e confraternizar ao lado da esposa Marlise Souza. Paca recebeu os primeiros atendimentos ainda no local da festa e depois foi levado ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde não resistiu e teve a morte confirmada.
O velório acontece na Câmara de Vereadores de Gaspar e segue até às 8h de segunda-feira (9). Em seguida, a família e os amigos próximos irão se despedir no Crematório São José, em Blumenau, em uma cerimônia fechada.
O prefeito Kleber Wan-Dall irá decretar luto oficial de 3 dias. Em seu mandato foi implantada a Avenida das Comunidades, a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostins e a Segunda Ala do Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
Conhecido pelo espírito inovador, Paca teve forte atuação na área da mobilidade e do desenvolvimento econômico. No período de seu mandato foi elaborado o 1º Plano Diretor, implantado o Cadastro Técnico Imobiliário e começaram a circular as linhas de ônibus no interior do município.
Paca era um empresário visionário e um filantropo, incentivador de muitas causas sociais na cidade. Executou um trecho do anel de contorno viário através da iniciativa público-privada, fez a doação para reforma da maternidade do Hospital de Gaspar e apoiava diversas instituições do município, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. E 2016, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa, através da deputada Dirce Heiderscheidt, se tornando comendador do Estado de Santa Catarina.