domingo, 1 agosto 2021
InícioEconomiaMoris Kohl vai assinar a coluna "Gestão em foco", em OBlumenauense

Moris Kohl vai assinar a coluna “Gestão em foco”, em OBlumenauense

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau e atual Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, trará as novidades em sua área de atuação.

Nos últimos anos, Moris Cleber Kohl, esteve engajado em áreas ligadas ao desenvolvimento econômico dentro da prefeitura de Blumenau. Depois que saiu da administração municipal, e antes de ser convidado para assumir a diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo de Santa Catarina, eu o convidei para assinar uma coluna em OBlumenauense.

Ele topou e agora usará parte do tempo livre para compartilhar com nossos leitores/as as novidades nessas áreas que atuou nas esferas públicas e privadas. O nome “Gestão em Foco” já era usado por Kohl em um programa que tinha na rádio.

Para anunciar essa importante colaboração para nosso veículo, fiz uma entrevista para que vocês conheçam o nosso novo colunista um pouco melhor.

OBlu: Quando iniciou seu interesse pela área de desenvolvimento econômico.

Atuo há mais de 15 anos na área de gestão empresarial como consultor. No Associativismo empresarial, minha motivação não é simplesmente falar, discutir, mas fazer a diferença no meu expertise. Gosto de colocar a mão na massa em favor da cidade para contribuir com mais emprego, renda e melhoria do ambiente empresarial.

OBlu: Quais as conquistas nessa sua trajetória no poder público e privado?

Na área privada, tive experiências importantes no segmento bancário, em consultoria empresarial e como professor na faculdade durante 5 anos na área de administração. Nos últimos 10 anos, também atuei no associativismo empresarial como diretor, presidente de núcleos, conselheiro e membro do conselho Deliberativo da AMPE.

Quando iniciei no poder público em 2013, era tudo novidade, tanto nos processos de trâmites legais até de na questão de relacionamento interpessoal com servidores. Mas foi um desafio que valeu muito.

Foram muitas conquistas no desenvolvimento econômico. A secretaria é um meio que une, fortalece, propõe e fomenta ações, leis, com o executivo municipal, legislativo e entidades de classe. As ações e entregas acabam influenciando diretamente as outras secretarias.

Mas recente posso mencionar as ações/entregas da retomada Econômica Municipal (plano de curto prazo mas que foram 28 ações envolvendo diversas ações do poder público municipal). Foi o caso da Cidade Empreendedora, Juro Zero Blumenau, Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas, Fórum Municipal das MPEs, Decreto de Flexibilização dos MEIs, Praça Digital ampliado ao Blumenau Digital, participação no Centro de Inovação, ampliação de convênios com parceiros estratégicos, leis e decretos que permitiram ampliação de ações de Incentivo ao empreendedorismo. Muitas ações estão sendo continuadas.

OBlu: Foram 8 anos na prefeitura de Blumenau. O que considera essencial para um trabalho eficiente nessa área?

Trabalho em equipe, gestão com pessoas, gestão inovadora e entrega de resultados. Uma liderança que inspira e condiz ao desafio que está sendo proposto. A entrega de resultados é uma sequência de ações, nisto cumpri os desafios propostos no plano de governo e nas atribuições como Secretário Municipal.

OBlu: Quais as principais metas para o novo desafio no governo estadual?

Santa Catarina é um estado competitivo. Realizar o mapeamento, a integração e conexão entre os atores do ecossistema é motivadora e desafiadora. Há ainda o estudo de inteligência para direcionar cada centro de Inovação em suas especialidades, para fortalecer regionalmente a formação de talentos como a perenidade de negócios inovadores.

OBlu: O que nossos leitores encontrarão na sua coluna?

Claus, a proposta é contribuir com pessoas que buscam desafios seja na área profissional e pessoal com dicas poderosas, cases de sucesso e muito mais!

 

* Moris é formado em Ciências Humanas, tem MBAs em Gestão Empresarial, RH, além de Liderança e Coaching. Ele foi diretor de Micro e Pequenas Empresas, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Presidente do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da AMMVI e Vice Coordenador da Fecam no Desenvolvimento Econômico.  Por mais de 13 anos atuou no Associativismo Empresarial como diretor de núcleos, presidente de núcleos setoriais e membro do conselho executivo e deliberativo da Ampe Blumenau.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS