Cobertura: João Paulo Taumaturgo | Texto final: Claus Jensen
Desde 2007, um grupo de moradores se reúne para subir o ribeirão Gaspar Alto, em Gaspar, a partir do cemitério no bairro Gaspar Alto, com destino ao sítio da Dona Dalva. Moradores da Rua Brusque, que fica no final da Rua da Glória, em Blumenau, também participam. Durante o trajeto, vão recolhendo o lixo que encontram dentro e na margem do ribeirão.
O evento que começou há 9 anos atrás, até hoje é organizado pela comunidade. A ideia foi sugestão do marido de Dona Dalva. Ela é uma das entusiastas da subida do rio e sua casa é o destino final dos participantes, que saem de manhã cedo e almoçam em sua casa.
João Paulo Taumaturgo acompanhou o grupo nesta manhã de sábado (5/03/16) e disse que no primeiro ano eles recolheram bastante lixo, até sofá. Aos poucos começaram a perceber que a comunidade foi se conscientizando e a quantidade de lixo foi diminuindo. Hoje é mais comum achar fios da rede elétrica, que caem quando é feita manutenção da Celesc, quando cortam a ponta e não vão buscar.
Parabéns aos moradores pela iniciativa e a ideia poderia “contaminar” outros bairros de nossas cidades. Quem sabe no futuro, as barrancas e margens de rio não sejam mais o destino do lixo que tanto prejudica o meio ambiente.