Moradores no bairro Velha Central relatam estrondos e tremores, em Blumenau

O fato aconteceu na manhã deste domingo (24/12) de Natal.

Imagem: Google Maps (Street View)

Na manhã deste domingo (24/12/23), moradores do bairro Velha Central, em Blumenau, sentiram tremores de terra. Segundo relatos compartilhados em um grupo de WhatsApp, os eventos ocorreram em momentos diferentes e foram percebidos por várias pessoas. A região fica próxima do Clube de Caça e Tiro Velha Central e também do Terminal da Velha.

O maior número de relatos se concentrou em ruas do loteamento Girassol. Anelise Preilipper, de 57 anos, relatou ter sentido dois tremores muito fortes por volta das 8h20, seguido de outro mais leve cinco minutos depois. Ela descreveu a sensação como semelhante a um bate-estaca e um tiro de canhão, dando a impressão de que a terra poderia ser engolida. Anelise é moradora da Rua Artur Grahl há 35 anos. Os cachorros ficaram muito assustados, mas felizmente não houve nenhum prejuízo no imóvel.

Karina H. de P. Kruger, de 39 anos, moradora da Rua João Marchiori há cinco anos, relatou que sua casa tremia do chão ao teto. Quando saiu à rua para entender o que aconteceu, ela percebeu que os vizinhos também sentiram os tremores e ouviram um estrondo. Ao voltar para sua casa, ocorreu o tremor mais fraco que nem todos os moradores sentiram.

Além do loteamento, uma moradora da Rua Osvaldo Bruno Werplotz (transversal da José Reuter) também ouviu os três estrondos, mas não houve impacto na casa. Ela subiu até o sótão, mas não conseguiu identificar a origem dos abalos. O problema também foi relatado por vizinhos no grupo de WhatsApp dos moradores.

Ainda não há confirmação oficial sobre o que causou os tremores. Tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros Militar passaram nas ruas e conversaram com  moradores.

Circula uma versão em áudio que sugere que eles foram causados por explosões de dinamite. O Secretário Municipal da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, informou que o órgão, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar, foram acionados mas não identificaram a causa. A suspeita é que se trate de uma detonação clandestina, mesmo assim as equipes continuam averiguando a origem.

Os bombeiros confirmaram que foram também foram acionados para o mesmo tipo de ocorrência, no entanto, nenhum indício de explosão foi encontrado pela guarnição. Foi estabelecido contato com a empresa SC Gás, a qual não identificou quaisquer problemas na rede de distribuição. Portanto continua um mistério o que aconteceu.