Na tarde deste sábado (5), aconteceu um protesto na Rua José Reuter, bairro Velha, pedindo mais respeito no trânsito e menos velocidade na via. Na Associação de Moradores da Velha Pequena acontecia um abaixo assinado que pedindo ações do poder público para reduzir a velocidade, como lombadas. A ação teve a participação da educadora no trânsito, Márcia Pontes, que luta incansavelmente por um trânsito mais seguro em Blumenau.
Os moradores tomaram a rua e seguiram a pé desde a associação até o local onde a adolescente Ariane Correia, de 16 anos, morreu atropelada por um carro, enquanto caminhava na ciclofaixa com sua prima de 7 anos, Caroline, que ainda está na UTI do Hospital Santo Antônio. O condutor do veículo não conseguiu manter seu veículo na pista de rolamento e acabou atingindo as duas na Rua José Reuter.
Um clima de emoção e indignação tomou conta dos presentes, ainda mais com a presença dos pais da adolescente, que não terão ela ao lado para comemorar esse Natal. Os manifestantes fizeram uma oração no local onde ela foi atingida, apelidado de curva da morte, que estava marcado com cruzes e fitas negras.
A pergunta é: o que irá acontecer de real daqui para a frente? Consciência no trânsito é algo que não depende só do poder público, mas principalmente do motorista, aquele que está atrás do volante e controlando o veículo. Perder uma filha, é uma das “piores dores” do mundo. Quando se trata de trânsito, a pressa é inimiga da vida.
OBlumenauense agradece ao Wellington Civiero Ferreira e Natalino Civiero, por nos enviar as fotos.