sábado, 8 maio 2021
Início Economia Minha paixão pelo Pilates

Minha paixão pelo Pilates

Pilates Puro Movimento (4)

Há 8 anos atrás, quando cursava a Faculdade de Fisioterapia, consegui uma vaga de estágio para Pilates. Para ser sincera, nem sabia ao certo o que era o Pilates. Eu que até então era uma pessoa sedentária, e que não tinha o mínimo prazer em realizar exercícios físicos, me apaixonei logo de cara pelo Método.

No começo, passava vergonha para dar aula para os meus primeiros alunos, toda fraquinha e encurtada, mal chegava com as mãos abaixo dos joelhos (risos). Mas com treino e dedicação, fui ganhando força, flexibilidade e boa postura, e quanto mais eu percebia os resultados tanto em mim quanto nos meus alunos, mais eu me identificava com o Pilates. Estava decidida, era isso que eu queria estudar e me dedicar o resto da vida. Fiz a Certificação em Pilates pela Physio Pilates – empresa licenciada pela Polestar Education, uma das escolas de Pilates mais renomadas do mundo e montei meu próprio Estúdio de Pilates.

História do Pilates

Criado na década de 20 pelo alemão Joseph H. Pilates, O Método Pilates promove o equilíbrio entre corpo e mente através de exercícios sistemáticos, que envolvem força, flexibilidade, respiração, concentração e consciência corporal, focando-se a qualidade dos movimentos ao invés da quantidade, resultando num corpo bonito, forte, flexível e acima de tudo saudável.
O Pilates é indicado para qualquer pessoa que busque manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Por muitos anos, o Pilates foi praticado quase que exclusivamente por mulheres, hoje este público mudou, jovens, homens, atletas, gestantes, crianças e idosos também são adeptos ao método. É recomendado por médicos e utilizado para diversos objetivos, sendo reconhecido tanto na área de Reabilitação quanto na área de Fitness (ou condicionamento físico). Muitos problemas de saúde podem ser beneficiados com a prática do Método Pilates, entre eles, podemos citar os desvios posturais, hérnias de disco, dores crônicas, insônia, estresse, osteoporose, artrose, incontinência urinária, entre outros.

Percebo ao longo desses anos ensinando Pilates, que não estou somente reabilitando pessoas ou melhorando seu condicionamento físico, mas sim mudando seus hábitos! Através dos inúmeros puxões de orelha nas aulas (risos), os alunos fixam as dicas, e acabam incorporando-as ao seu dia-a-dia, resultando numa melhor qualidade de vida.

Pilates Puro Movimento (2)

As aulas de Pilates trazem resultados rápidos ao aluno, mas para mim como profissional Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, acredito que o ponto chave está em o aluno assimilar o que aprende na aula e pôr em prática nas atitudes fora da aula de Pilates. Afinal a aula tem só 1 hora de duração e é realizada de 1 a 3x na semana, e o restante das horas, como ele está se comportando? Como ele caminha, como senta, como dirige, como dorme, ou seja, como realiza suas atividades de vida diária? Então posso afirmar que Pilates é muito mais que exercícios, muito mais que uma aula, muito mais que condicionamento físico ou reabilitação, Pilates é um estilo de vida saudável, é a mudança de hábitos errôneos, é a respiração fluida como a de um bebê, é perceber que nosso corpo é capaz, e que através dele podemos superar nossos limites, é sentir-se bem, revigorado, jovem e ativo!

Pilates não é uma moda passageira, Pilates veio para ficar, veio para mudar vidas! Tenho certeza, que não há maior felicidade para um Instrutor de Pilates, do que ver seus alunos evoluindo a cada dia, superando suas dificuldades e mudando seu estilo de vida.

 

Pilates Puro Movimento (3)

Pilates Puro Movimento (5)

Pilates Puro Movimento (1)

Por Priscila R. Gawadryn, proprietária da Puro Movimento Estúdio de Pilates (47) 3323-6285.

Fotos: Christian Willerding e Barbara Angioletti

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS