Menos tendência, mais essência: Renata Abranchs falou sobre comportamento em Blumenau

Foto: Nadya Costa

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Por Marina Melz, com fotos de Nadya Costa

O marketing mudou. No início, tinha foco no produto. Depois, evoluiu e colocou o consumidor no centro do seu processo. Vivemos num momento em que a gestão de marcas é o grande trunfo. E, segundo a consultora Renata Abranchs, algumas companhias já deram mais um passo rumo ao 4.0: entenderam que o propósito e inovação naturais serão os grandes diferenciais nos próximos anos. Este foi o início do conteúdo apresentado na noite de sexta-feira (23), numa palestra realizada pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) no Senai Blumenau que teve mais de 200 participantes.

 

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Renata é consultora de inovação e comportamento do consumidor de grandes nomes nacionais e co-fundadora do movimento #feitonobrasil, que reúne marcas que apostam na valorização do que é produzido no país. Além da palestra, esteve em Blumenau (SC) para um workshop exclusivo direcionado aos associados ao SCMC e conduziu um trabalho com cerca de 70 alunos de moda e design das universidades parceiras.

Entre as mudanças que a consultora destacou nesta próxima era de consumo, duas foram marcantes. “Eu acredito em menos tendência e mais essência. Em termos menos peças no guarda-roupa, mas elementos que nos tragam significado e benefícios que vão além da estética. Caminhamos também a troca de bens de consumo, por consumo do bem. Já estamos mais preocupados com como o que vestimos e usamos é fabricado e isso vai se intensificar. Marcas que forem verdadeiras, transparentes e singulares prevalecerão”, disse Renata.

Ao final da apresentação, a consultora destacou cinco dicas para que as marcas entrem neste novo mundo. “Primeiro, que olhem para dentro e descubram mais e melhor sobre si mesmas. Segundo, que descubram a sua essência, o seu propósito, e entrem em contato com ele profundamente. Terceiro, que tenham empatia – com o mercado, com o seu público e com o planeta. Quarto, que façam tudo com muita alma, muita dedicação e muita verdade. E, por fim, que se preocupem em inspirar fazendo”, finalizou.