Menino de 5 anos morre afogado em praia de SC; ele estava sendo procurado pela mãe

Os guarda-vidas tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu ao chegar no Pronto Atendimento. O local onde a vítima foi encontrada tinha bandeiras vermelhas.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de SC

Por volta das 19h deste sábado (7/01/23) os guarda-vidas da praia de Itapoá estavam guardando as bandeiras vermelhas que sinalizam risco de afogamento, quando foram procurados por uma mulher. O fato aconteceu na altura da Rua das Palmeiras, no município localizado no Litoral Norte de Santa Catarina.

Ela pediu ajuda pois estava procurando o filho de 5 anos. Os guarda-vidas logo encontraram a criança no mar com grau 06 de afogamento e iniciaram as manobras de ressuscitação cardio pulmonar. Enquanto isso, foi acionada uma ambulância do Corpo de Bombeiros Militar.

No trajeto até uma unidade de Pronto Atendimento, a equipe tentava ao máximo fazer o menino responder às manobras. Quando chegaram à unidade de saúde, apesar de todos os esforços para salvar a vida da criança, ela não resistiu. Os médicos confirmaram o óbito. As circunstâncias de como o menino se perdeu da mãe não foram informadas.

Estamos no verão e estamos todos sujeitos a afogamentos, por isso respeite o mar. O Corpo de Bombeiros Militar reforça as seguintes orientações aos banhistas:

  • Nadar próximo a um posto Guarda-Vidas ativado;
  • Não tomar banho de forma nenhuma em locais onde há bandeiras vermelhas, porque sinalizam risco, geralmente de correntes de retorno;
  • Ao verificar alguém se afogando chame o socorro. Se você tiver algo flutuante ou corda jogue para a pessoa. Não é recomendável nadar até o local para salvá-la, porque você também poderá se tornar uma vítima.