Menina internada em hospital há mais de 100 dias visita a sua escola em Blumenau

A estudante de 6 anos mora na cidade desde dezembro de 2022. Assim que chegou, foi diagnosticada com câncer e precisou ser hospitalizada.

A Secretaria de Educação de Blumenau, por meio do programa de Pedagogia Hospitalar, promoveu nesta quarta-feira (6/06/23), a visita da estudante Ana Luiza Furtado na escola em que ela está matriculada. A menina tem seis anos, frequenta o primeiro ano da Escola Básica Municipal Machado de Assis e está há cerca de 100 dias internada na Clínica Pediátrica do Hospital Santo Antônio (HSA).

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
A estudante chegou na cidade em dezembro de 2022, quando foi diagnosticada com câncer e logo precisou ser internada para tratar da doença. Por meio da pedagogia hospitalar, ela foi matriculada na instituição e pode iniciar seus estudos nos anos iniciais e não foi prejudicada no processo de aprendizagem.

Em uma das conversas com a equipe Multiprofissional do HSA, a menina contou que não conhecia a cidade em que mora e que tinha o desejo de visitar sua escola, já que ela só conhecia a instituição de ensino pelos vídeos enviados pela professora e coordenadora.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
“Foi muito emocionante, ela estava com muita expectativa de conhecer a escola e os amiguinhos. Além de motivar ainda mais o processo de recuperação, outro ambiente além do hospital faz muito bem pra ela”, declara a mãe da estudante, Luiza Furtado.

A visita ocorreu com um grande preparo e organização das equipes do hospital e da Secretaria de educação. A estudante foi levada de ambulância com todos os equipamentos necessários para que o passeio pudesse ocorrer da forma mais segura e tranquila. Além disso, a menina também foi até o Parque Ramiro Ruediger, onde participou de um breve piquenique.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
“A educação é um direito fundamental, e essa iniciativa é uma prova concreta de que podemos garantir que todas as crianças tenham acesso a ela, independentemente de suas circunstâncias de saúde. O programa de Pedagogia garante que essas crianças tenham uma educação de qualidade e o apoio pedagógico adequado”, destaca o secretário de Educação, Alexandre Matias.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Programa de Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar possibilita que o estudante hospitalizado acompanhe as atividades escolares, dando continuidade no desenvolvimento e construção do conhecimento que foi interrompido pela internação hospitalar. As crianças são atendidas no âmbito da educação infantil e ensino fundamental.

Pelo Decreto 10.989, de 17 de junho de 2016, foi instituído o Programa Pedagogia Hospitalar “Amanda Carolina Kuodrek”. Em 2022, foram realizados 468 atendimentos para 106 estudantes internados. O Programa atende crianças de Blumenau e região.

A equipe é composta pelas professoras Fernanda Busnardo e Paola Cadore, e uma gerente que está inserida na Diretoria de Programas e Projetos Integrados da Secretaria Municipal de Educação. As professoras desenvolvem um trabalho em conjunto com a equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

Com informações de Júlia Gabriela Vanderlinde, da SECOM/BNU