Medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos concede entrevista para OBlumenauense

Jessica-Maier_02

Entrevista: João Paulo Taumaturgo

No domingo (19), a atleta da Ginástica Rítmica de Blumenau conquistou a medalha de ouro na apresentação de fitas, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecem no Canadá. Junto com a equipe brasileira, Jéssica Sayonara Maier, também ficou com a prata, na final do conjunto massas e arcos. Mas antes de ir para essa competição, a timboense de 20 anos já era a maior medalhista do Jogos Aberto de Santa Catarina, com nove medalhas na modalidade.

Jessica-Maier_01
José Galdino, Ana Paula Ribeiro, Jéssica S. Meier, João Taumaturgo e Rafael Pfuetzenreiter (vereador de Pomerode)

Por volta das 15h30min desta sexta-feira (24), Jéssica esteve na Associação do Banco do Brasil em Blumenau, onde acontecem os treinos da ginástica rítmica. A atleta estava acompanhada com a sua treinadora Ana Paula Ribeiro e o Presidente da Fundação Municipal de Desportos, Sérgio Galdino. João  Paulo Taumaturgo estava no local e aproveitou para entrevistá-los.

OBlumenauense: Como você se sentiu representando Blumenau e o país nos Jogos Pan-Americanos?

Jéssica S. Maier: É uma sensação única estar em primeiro lugar no pódio, ver a bandeira do seu país subindo ao som do Hino Nacional. É o sonho de todo atleta estar em uma competição no nível dos jogos panamericanos e olimpíadas. Blumenau me apoiou muito, afinal este último ano foi muito difícil pra mim, mas a equipe me ajudou no momento em que mais precisei.

OBlumenauense: O que você considerou fundamental em toda sua carreira e treinamento para chegar nesse resultado?

Jéssica S. Maier: Eu acho que é a persistência, nunca desistir, apesar de todas as dificuldades. Sabemos que o esporte no Brasil não é tão valorizado quanto deveria ser. Mas é uma questão de persistir muito, que as coisas acontecem.

OBlumenauense: Com esse resultado que você conquistou nós temos a garantia de ter uma atleta da ginástica rítmica blumenauense nas olimpíadas?

Jéssica S. Maier: Ainda não. Nós temos que continuar treinando muito para conseguir essa vaga, não dá para se acomodar. Apenas 5 atletas formam o conjunto que irá para as Olimpíadas. Então vou continuar com o treinamento intensivo, porque ainda não há nada garantido.

 

Aproveitamos para entrevistar o Presidente da Fundação Municipal de Desportos, Sérgio Galdino, sobre essa importante conquista para o esporte blumenauense e do Vale do Itajaí.

OBlumenauense: Sérgio Galdino, o que representou esta conquista da Jéssica para Blumenau? 

Sérgio Galdino: Para mim em particular uma honra em tê la como amiga e atleta, pelo que ela representa em termos de cidade e região; já que ela é de Timbó e faz parte de nossa equipe. Jéssica representa para essas meninas um incentivo para as que estão iniciando. Ela chegou ontem (23) e já veio visitá-las nos treinamentos aqui na AABB.

Isso mostra para elas que é possível. Uma garota que começou no interior veio para Blumenau, teve os seus méritos, em um conjunto de esforços. Da técnica Ana  Paula Ribeiro, da Cris (Chistiane Mogk), suas colegas, das coreógrafas, da equipe e o apoio da família. Ela representa tudo isso, que com muita humildade veio estar aqui conosco hoje, mostrando as medalhas.