Por Aline Franzoi Santos Fleith e Julimar Pivatto (PMB), com fotos de Michele Lamin
Os pacientes do programa Pedagogia Hospitalar, no Hospital Santo Antônio, tiveram uma visita diferente na tarde desta segunda-feira (5/12/16). A cadela Mayla, mascote da Defesa Civil de Blumenau, encantou as crianças internadas, que puderam interagir e brincar com ela.
A ação faz parte do projeto de terapia assistida por animais domésticos, elaborado pelo programa Pedagogia Hospitalar, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o hospital. Intitulado Toninho Pet, ele consiste na inserção do animal na vida de pacientes em tratamento, para que ele se torne parte do processo de cura e melhora dos assistidos.
A visita deu tão certo que deve se tornar rotina na vida dos pacientes. Ainda neste ano, Mayla deve retornar fantasiada de Papai Noel para um evento alusivo ao Natal. Os responsáveis pelo projeto agora vão avaliar como foi essa primeira experiência para definir o cronograma das próximas visitas, que devem ser quinzenais ou mensais.
A terapia foi formalizada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a uma série de critérios e requisitos, como a adequada vacinação do animal e a presença de um adestrador.
Sobre a Mayla
Mayla é uma cadela muito dócil e simpática que acompanha as monitoras dos programas Defesa Civil na Escola e Agente Mirim, da Secretaria de Defesa do Cidadão. Ela foi adotada com 40 dias de vida pela coordenadora dos projetos, Luciana Schramm Correia, há pouco mais de dois anos.
[pro_ad_display_adzone id=”106752″]
[pro_ad_display_adzone id=”106786″]