Março Roxo faz ação na Rua XV de Novembro neste sábado (26)

Marco-Roxo_Acao_R-XV_26-3-16_05

 

Fotos e entrevista: João Paulo Taumaturgo

Durante o Março Roxo, foram realizadas várias atividades que compõem as ações de conscientização da população com referência a epilepsia. A campanha desenvolvida no mês de março, teve a adesão de várias entidades e empresas que iluminaram suas fachadas com a cor roxa.

O objetivo é conscientizar a população sobre a epilepsia e os métodos corretos de atendimento a uma pessoa em crise convulsiva. Na manhã deste sábado (26), uma dessas ações ocorreu na praça em frente a escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau.

 

Marco-Roxo_Acao_R-XV_26-3-16_02

 

O João Paulo Taumaturgo registrou a ação e entrevistou Priscila Krieger, uma das coordenadoras do movimento Março Roxo em Blumenau.

OBlumenauense: Priscila, nos explique como funciona esse movimento Março Roxo e quais as principais atividades que foram desenvolvidas, inclusive essa ação de hoje?

Priscila Krieger: O Março Roxo é um destaque para Blumenau, porque é a primeira cidade do país que tem o mês todo dedicado a conscientização da epilepsia. Neste dia 26 de Março, em vários lugares do país, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, ocorrem ações como as nossas, em parques e locais de grande circulação. Nossa cidade se destaca por ter uma lei municipal, a 8.085, que decretou um mês inteiro de conscientização em relação a epilepsia.

Em virtude disso, nós fizemos quatro palestras com neurologistas e neuropediatras, além dessas ações de rua. Hoje está sendo na Rua XV de Novembro, sábado passado foi no Parque Ramiro Ruediger e na semana que vem, teremos uma aula de zumba. Tudo para chamar a atenção das pessoas para falar da epilepsia e de como agir diante de uma crise convulsiva.

OBlumenauense: A aula de zumba será onde?

Priscila Krieger: No Vale Auto Shopping, ao lado do Blumenau Norte Shopping, no bairro Salto do Norte. A ideia é levar as pessoas que praticam essa atividade física e conscientizá-los. Quanto mais pessoas conseguirmos alcançar com o movimento Março Roxo em Blumenau, mais pessoas estarão capacitadas para atender uma pessoa com crise convulsiva.

OBlumenauense: O Março Roxo busca conscientizar as pessoas contra o medo que elas tem quando acontece um ataque epiléptico, correto?

Priscila Krieger: Quando acontecem as crises convulsivas mais comuns, ver a pessoa se debatendo no chão pode assustar. Mas se é ruim, nós temos que lembrar desse epiléptico eliminando preconceitos como por exemplo, que a baba é contagiosa, o epiléptico engole a língua ou que ele é mais ou menos capaz do que qualquer outra pessoa. E essa história de que nessas crises ele queima neurônios ficando menos produtivo, também é tudo mito. É por isso que estamos fazendo esses movimentos. Primeiro para eliminar esses preconceitos, e em segundo, para capacitar qualquer um a ajudar um epiléptico durante uma crise.

 

Marco-Roxo_Acao_R-XV_26-3-16_03

 

OBlumenauense: O que exatamente a população encontra nessa ação de hoje aqui no Centro?

Priscila Krieger: Como todo mundo deixa as coisas para última hora, nossa ideia é pegar as pessoas nessas últimas horas de compras de Páscoa e distribuir nossos folders. Além disso estamos medindo pressão arterial e glicose, para diabete. Também estamos fazendo pintura facial nas crianças, distribuindo balas e com isso aproveitamos para conscientizá-las junto com seus pais.

 

Marco-Roxo_Acao_R-XV_26-3-16_06

Marco-Roxo_Acao_R-XV_26-3-16_01