Julho foi um mês bem atípico em Santa Catarina, marcado pela falta de chuva e de frio. O calor surpreendeu para o inverno, em especial no dia 16, quando as temperaturas mais altas chegaram a 34ºC (Garuva) e 33,5°C (Joinville).
O veranico teve como causa um bloqueio atmosférico, em que as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, se deslocaram do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem passar por terras catarinenses e pelo Sudeste do Brasil.
Mas para quem tinha esperança de temperaturas baixas, temos uma boa notícia. Segundo previsão do Epagri/Ciram, antes do mês virar, o tempo deve mudar com a passagem de uma frente fria em Santa Catarina que chega no período da noite e madrugada, entre quinta e sexta-feira (28 e 29/07/22).
Deve ocorrer chuva mal distribuída e totais pouco elevados, para em seguida avançar uma massa de ar frio no Sul do Brasil, causando a queda nas temperaturas, em especial no amanhecer e nas noites. Há previsão de mínima próxima de 0°C e até negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste ao Planalto.
No Litoral, as mínimas devem oscilar entre 8°C e 10°C. Durante o dia, a temperatura deve ser agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C. As informações foram divulgadas pelas meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, do Epagri/Ciram.