Bella Janela investe R$ 2 milhões em equipamento de limpeza do ar

Segundo a empresa, é um dos poucos equipamentos instalado no Brasil e único na região Sul.

A blumenauense Bella Janela, fabricante de cortinas, investiu recentemente R$ 2 milhões na compra do equipamento de limpeza do ar Klean, de precipitação eletrostática, importado da China, é um dos poucos no Brasil e único na região Sul do país.

Com esse novo equipamento, os gases emitidos pela rama contêm uma mistura de poluentes como vapores de óleos, partículas de resinas e outras partículas denominadas como carga de poluentes PM2.5 passam pelo sistema utilizando um conjunto adicional de ventiladores.

Fiapos e partículas grandes são retidos pelo pré-filtro lavável, e os gases vão para o permutador de calor, sendo resfriados a uma temperatura de aproximadamente 50ºC onde os vapores se condensam e se tornam gotas. O ar expelido, que agora tem uma fina névoa de gotas de óleo, entra no precipitador eletrostático, ali 95% das gotas de óleo são coletadas e reaproveitadas como matéria-prima para produção de detergentes, sabão etc., garantindo que o sistema esteja de acordo com as leis de emissão de poluentes vigente. O Klean está instalado no setor de beneficiamento de tecidos, na planta do Garcia, com uma área fabril de 48.000 m² localizada em Blumenau, SC.

“A nossa empresa tem como propósito promover iniciativas em prol do Meio Ambiente, bem como apoiar as comunidades no entorno de suas operações e unidades fabris”, ressalta a diretora Industrial da Bella Janela, Raquel Teodoro.

Reciclagem e reutilização de todo o PVC de sua fábrica, muito utilizado em seus produtos, o policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC, é o rolo de “filme PVC” utilizado para cortinas corta-luz, mais conhecido como blackout, onde segura 100% da luminosidade. Com isso, rolos com alguns furos, pequenos defeitos ou até mesmo sobras e barras laterais de cortinas, que seriam descartados, são reutilizadas na Bella Janela.

Com o equipamento Moedor, todo o material que será reutilizado entra em seu compartimento e é transformado em pequenos picotes assumindo o formato de flocos, após os picotes, o PVC é transportado para a Extrusora onde é fundido e modelado em filamentos parecidos com espaguete, com isso chegam na Granuladora, onde passam por um processo de corte que formam grãos de PVC, mais conhecidos como bolinhas, e assim na última etapa do processo voltam a ser o “Filme PVC”.

No projeto Bella Social, reutiliza-se caixas de leite doadas pela comunidade em casas de madeira, onde atuam como isolantes térmicos. Para cada imóvel são utilizadas em média, 3.500 a 5.000 caixas de leite, por isso toda a doação vinda de parceiros e vizinhos da comunidade no entorno das fábricas é essencial. A natureza leva mais de 100 anos para decompor esse tipo de material.

A companhia também promove iniciativas sociais em prol da comunidade como o programa Janela do Conhecimento, voltado para ajudar as escolas da cidade de Anita Garibaldi na capacitação de professores, ensinando os educadores a desenvolverem novas formas de ensino. Em parceria com a Prefeitura de Blumenau, a empresa oferece no CEP um Curso de Costura industrial, que forma até 26 profissionais no ramo por ano.

Por fim, as sobras de tecidos são recicladas e transformadas em bolsas distribuídas como brindes e também doadas para entidades. Os projetos da empresa são estudados e executados para ajudar a reduzir todo e qualquer impacto no meio ambiente e reforçar o compromisso da Bella Janela com toda a comunidade.

Para o fundador e CEO da Bella Janela, Roberto Baby, todo esse empenho com ações sociais e a preocupação com o Meio Ambiente são pontos que fazem parte da missão da Bella Janela. “Queremos deixar um legado para nossa cidade e comunidade e, por isso, o cuidado com as pessoas e a conservação ambiental”, pontua Roberto.