Mais profissionais de Blumenau apoiarão as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Os profissionais vão colaborar com a equipe local no atendimento às famílias desabrigadas e na reorganização das políticas de assistência social.

Foto: Prefeitura de Blumenau

A equipe da Assistência Social de Blumenau, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), está sendo reforçada no Rio Grande do Sul. Mais cinco profissionais, incluindo três educadores sociais, uma assistente social e uma pedagoga da Secretaria de Educação (Semed), foram designados para atuar no município de Lajeado. O objetivo é intensificar o apoio às famílias afetadas pela enchente, tanto nos abrigos quanto na gestão da crise.

Esses profissionais vão colaborar com a equipe local no atendimento às famílias desabrigadas e na reorganização das políticas de assistência social. “As cidades enfrentam uma nova fase em que, além de atender as famílias no dia a dia, precisam encontrar estratégias para auxiliar aquelas que perderam suas casas e não têm para onde ir. Estrela e Lajeado estão planejando e executando a implantação de moradias provisórias, e nossa equipe está auxiliando na gestão, organização e no trabalho. Estamos lá para reforçar a atuação desses municípios e compartilhamos informações e orientações baseadas na experiência de Blumenau em situações de calamidade”, explica Patrícia Morastoni Sasse, secretária de Desenvolvimento Social.

Além da limpeza e reorganização das cidades atingidas, lidar com os desabrigados, estruturar moradias provisórias, retomar as aulas e cuidar do psicológico dos afetados são grandes desafios. As equipes de saúde e assistência social de Blumenau estão em Lajeado e Estrela para prestar esse apoio essencial, oferecendo experiência e solidariedade em momentos de necessidade.