Mais de 6 mil pessoas prestigiaram 9º Desafio dos Rochas Continental de Mountain Bike

Pomerode recebeu os mais de 800 atletas para a competição já no clima para próxima edição, quando o evento vai completar uma década.

Foto: divulgação

A cidade mais alemã do Brasil foi palco de mais um espetáculo de mountain bike. Mais de 800 ciclistas vindos de 14 estados brasileiros e 2 países (Argentina e Alemanha), se reuniram em uma verdadeira confraternização com direito a competição em meio a trilhas, rios e montanhas percorrendo quatro cidades da região: Pomerode, Blumenau, Rio dos Cedros e Timbó. E o público presente no evento foi espetacular: mais de 6 mil pessoas passaram pelo Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, em Pomerode, no sábado e domingo (29 e 30/04/23).

“Essa é nossa linha de pensamento. Queremos que as pessoas venham para Pomerode, que conheçam e fortaleçam a tradição germânica, que venham conhecer a cidade. O Desafio dos Rochas é isso: é a cultura aliada à competição”, diz o idealizador do evento, Hilário Rocha. Ao avaliar esta nona edição, ele demonstra gratidão à comunidade local por ‘adotar’ a ideia do Desafio. “A gente sempre se surpreende com a simpatia da comunidade, principalmente aquelas localidades que recebem as trilhas. Até os competidores se sentem abraçados”, comenta.

E de fato, esse é o sentimento dos ciclistas. Katia Camelo, veio de Balneário Camboriú para competir na Categoria Master A1, Sport. Ela conquistou o primeiro lugar. “É a segunda vez que participo do Desafio e vou vim sempre. O evento é muito diferente de qualquer outro que tem em Santa Catarina. É tudo muito bem organizado, desde a largada até a retirada dos troféus. E nos pontos de apoio do trajeto não falta nada. Em todos os locais sempre somos muito bem recebidos”, destacou.

Outros que se encantaram foram Fernando Roso Petrikowski e William Bissani Argenton. A dupla veio de Marau (RS) e competiu pela primeira vez. “É a primeira vez que competimos em dupla. Foi muito desafiador. Eu já imaginava que o trajeto seria complicado. Foram 56 km de barro, de trilha, mas uma experiência incrível”, disse Fernando. Eles competiram na categoria Sport.

Atletas que fazem história no Desafio
No domingo pela manhã, quando todos os competidores já estavam a postos na pista de largada, a organização do evento chamou alguns atletas para a frente de todo o grupo. Carlos Cesar Drozino, Charles Spredemann Junior. Dario Mantau, Felipe Hass Krahn, Ricardo Jose Krzesinski, Roger Bergmann são os atletas que participam de todas as edições. Eles receberam uma linda homenagem e já garantiram a participação em 2024!

Desafio 2024

A 10ª edição do Desafio dos Rochas já foi lançada! Vai ocorrer nos dias 13 e 14 de abril de 2024, no mesmo local. “Como será um marco para o evento, estamos preparando algo especial para quem já contribuiu com o evento neste período, seja proprietário de terras por onde o Desafio já passou e também para quem já atuou conosco como voluntário. Todos fizeram e ainda fazem a história do evento”, adiantou Rocha. Quanto ao circuito para 2024, ele ainda não revela, mas garante que sempre vai surpreender os atletas. “Todos os anos mudamos o trajeto. Até hoje, nunca repetimos. Com a ajuda da comunidade, sempre achamos novas trilhas, novos roteiros. Estamos sempre re-descobrindo Pomerode”, adianta.

Resultados de 2023

Para ter acesso ao resultado final do 9º Desafio dos Rochas Continental de Mountain Bike é só acessar o site oficial do evento em desafiodosrochas.com.br

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação