Por Thainá Rodrigues
A 10º edição da Osterfest começou no dia 1º de março e, desde então, tem movimentado o setor turístico no Vale do Itajaí. Na primeira semana, mais de 22 mil visitantes prestigiaram a Osterfest. No segundo fim de semana, cerca de 30 mil pessoas passaram pela festa. A expectativa é atingir mais de 200 mil turistas.
Com o sucesso da Páscoa de Pomerode nos últimos anos, outros municípios de Santa Catarina, além de cidades do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, vêm organizando eventos de Páscoa, sempre com uma Osterbaum, a já famosa árvore de Páscoa. Uma das organizadoras do evento, a presidente de Fundação Cultural, Darli Bahr, afirma que isto é motivo de orgulho, “ficamos contentes em ver que Pomerode é, mais uma vez, inspiração para outras cidades. Mas aqui continuamos realizando a legítima Osterfest, não somente pela riqueza do nosso evento e por sermos os primeiros, mas porque aqui as tradições de Páscoa estão de fato presentes na cultura da nossa comunidade. Por esse motivo, toda a cidade respira Páscoa. Com suas ruas, escolas, casas e empresas decoradas”.
Apesar do forte público de sábado e domingo, não houve engarrafamentos de trânsito, como ocorrido nos anos anteriores. Para Darli, “As alterações de trânsito realizadas pela Prefeitura Municipal permitiram o tráfego de veículos fluísse bem. Além disso, o evento está maior e com mais opções para o visitante. Com isso, já podemos ver nestes dois finais de semana que as famílias que visitam têm permanecido mais tempo e todos saem muito satisfeitos”, finaliza.
Outro ponto de destaque para esta segunda semana de festa foi o feriado de 9 de março em Joinville, pela fundação da cidade. A sexta-feira contou com muitos joinvilenses prestigiando a maior festa de Páscoa do Brasil.
Toca do Coelho
A Toca do Coelho ganhou um destaque especial e tem sido um dos principais destaques do evento. Decorada com galhos, folhagens e pinturas realizadas por artistas plásticos, a Toca do Coelho é uma experiência de imersão, em que as famílias podem se sentir como se estivessem na toca do Fritz Hase, o coelho de Páscoa.
As crianças podem participar da contação de histórias, pinturas de desenhos e ainda procurar o coelho, que gosta bastante de dormir e, muitas vezes, precisará ser acordado pelos pequenos. Além disso, ele deixa ovinhos espalhados pela sua toca e as crianças que acharem, podem levar para casa como uma lembrança do querido Fritz Hase.
Exposição de Artistas Plásticos
Os membros da Associação Pomerodense de Artistas Plásticos estão expondo seus trabalhos feitos em ovos de cerâmica. Além deles, artistas convidados de Blumenau e Jaraguá do Sul também marcam presença na exposição artística, que pode ser visitada na Galeria Municipal de Artes Ervin Curt Teichmann, de 10h às 20h, de quinta a domingo, até o dia 1º de abril.
Durante a exposição, os visitantes poderão votar no ovo artístico mais bonito. Aqueles que depositarem seu voto na urna que fica no local da exposição participarão de um sorteio de um ovo artístico produzido por Silvana Pujol, artista reconhecida por sua pintura em ovos de diferentes tamanhos e espécies.
A programação da Osterfest se estende até o dia 1º de abril. As atrações estão disponíveis em www.pomerode.com.br .