Mais de 122 mil imóveis ficam sem energia na regional de Blumenau

Somente em Blumenau, foram mais de 71 mil na manhã desta terça-feira (15/08). Entenda o que aconteceu.

Imagem: Gerd Altmann [Pixabay]

Muitos leitores/as entraram em contato com o portal OBlumenauense relatando queda de energia em seus bairros. Segundo o sistema de monitoramento online da Celesc, às 9h desta terça-feira (15/08/23), a agência Regional de Blumenau registrava 122.282 unidades consumidoras (UC) sem luz em todas as cidades que abrange.

A maior parte dos imóveis estavam em Blumenau, onde 71.700 UCs aguardavam o retorno do abastecimento do sistema elétrico. Segundo o gerente da regional, João Marcos Ribeiro, o problema foi causado pelo ERAC, uma sigla em inglês que significa Esquema Regional de Alívio de Carga. É um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Evento ocorreu às 8h30 e todos os clientes da Celesc foram afetados pelo ERAC. O procedimento de recomposição iniciou às 8h45, e cinco minutos depois, a Regional Blumenau tinha conseguido restabelecer o abastecimento.

O ERAC efetua o corte automático de cargas por meio de atuadores, como relés, quando é detectado uma taxa de variação de frequência no tempo (∆f/∆t), desligando assim cargas
previamente estabelecidas.

Como o Sistema Interligado Nacional (SIN) é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte, e estes são interconectados por meio da malha de transmissão, propicia assim a transferência de energia entre subsistemas, o que permite a obtenção de ganhos sinérgicos. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.

Em todas as regionais de Santa Catarina ocorreram quedas, em destaque Itajaí (52.278), São Migue do Oeste e Tubarão (32.516).