quarta-feira, 27 janeiro 2021
Início Geral Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente...

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

19:57

Fotos: Prefeitura de Presidente Getúlio (SC)

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio (SC) atualizou as informações sobre as buscas após a enxurrada que causou uma tragédia no município do Alto Vale do Itajaí. Segundo Alex Lima, já foram resgatados 10 corpos em meio aos escombros e da lama, inclusive de uma criança com idade entre 4 e 5 anos, que não tinha sido identificada.

As vítimas foram levadas pela forte correnteza durante a chuva na última noite e madrugada de quinta-feira (17/12/20). Pedras chegaram a rolar sobre casas. Todo o bairro Revólver está comprometido e a força tarefa precisa da Polícia Militar para tirar muitas famílias que não querem deixar seus lares e correm risco de vida.

Há muitos desabrigados e a orientação é que se desloquem até o Salão Paroquial da igreja matriz de Presidente Getúlio, para receberem alimento, bebida e todo tipo de assistência. “Pedimos a população para quem tenha um familiar ou conhecido desaparecido, que passe no comando no bairro Revólver, para que passe as informações direto ao posto de comando, permitindo às equipes um atendimento de maior eficácia”, disse o comandante Lima.

A comunicação da comunidade está prejudicada pela falta de sinal de internet e celular, além de não terem energia elétrica. Alguns só conseguiram se comunicar com a família por volta do meio-dia, porque estavam em morros e locais que os bombeiros não conseguiam ter acesso.

Cães farejadores auxiliam as buscas, em especial na região onde as pedras caíram sobre as casas. Em um dos imóveis atingidos havia uma família inteira. Os trabalhos começam a ficar mais difíceis a partir de agora porque estarão focados na lama. Há veículos onde as equipes de busca ainda não conseguiram chegar, onde é possível visualizar somente as quatro rodas.

A enxurrada foi causada pela forte chuva que chegou a acumular 125 milímetros em apenas seis horas. Em muitos locais as beiradas dos asfaltos cederam e só passam automóveis ou caminhões com tração especial. A atitude de alguns moradores foi destacada pelo comandante. Eles levaram alimentos e refeições, mesmo alguns que também sofreram danos.

No momento há mais de 40 bombeiros envolvidos nas buscas e resgates, vindo de Rio do Sul, Blumenau, União (Ascurra, Apiúna e Rodeio), Ibirama, Lontras, Vitor Meireles.

 

Obs.: ontem divulgamos 13 corpos, baseados em uma entrevista do comandante para uma rádio da região. Esse número depois foi menor, de acordo com a Defesa Civil. O mesmo órgão divulgou primeiro 10 vítimas, depois 7. Agora os Bombeiros Voluntários de SC tem uma assessora de imprensa para ter uma informação só. 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS