quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEconomiaA maior usina solar do Brasil está em SC

A maior usina solar do Brasil está em SC

Usina-solar_Tubarao_02

Inaugurada em 9 de Agosto deste ano, Santa Catarina tem a maior usina solar em operação do Brasil. A Usina Cidade Azul, é de propriedade da Tractebel Energia e está localizada em Tubarão no sul do estado. Ela abrange 10 hectares de área, onde 4,5 são utilizados para os 19.424 painéis fotovoltáicos com as células de captação. Ela já está funcionado, inclusive com 85% de sua capacidade. Mesmo em dias nublados, a tecnologia instalada permite o melhor aproveitamento do sol.

Usina-solar_Tubarao_03
Foto: Tractebel Energia/Divulgação

Sua capacidade energética, permite abastecer cerca de 2,5 mil casas em um ano, atendendo uma cidade com população entre 10 mil e 15 mil pessoas. Fruto de um investimento de R$ 30 milhões, ela pretende ser uma referência para ser aplicado em outros oito locais do Brasil. O potencial de crescimento para esse tipo de energia é enorme. Hoje apenas 1% de toda energia gerada no país, vem da solar. Na Alemanha, ela responde ao equivalente de 13 hidrelétricas de Itaipu instaladas.

Mas um detalhe chama a atenção: Tubarão é um dos piores lugares do país para captar energia solar. Mesmo assim, aqui temos 40% a mais de energia solar do que o melhor lugar da Alemanha.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS