quarta-feira, 12 maio 2021
Início Geral Maior estátua do mundo é inaugurada na Índia

Maior estátua do mundo é inaugurada na Índia

 

A Índia inaugurou, na última quarta-feira (31/11/18), a estátua mais alta do planeta. Batizada de “Estátua da Unidade”, a gigantesca escultura revestida de bronze de 182 metros e 100 mil toneladas, homenageia Sardar Vallabhbhai Patel, um dos heróis mais importantes do país. Patel liderou a Índia frente à independência da Inglaterra, em 1947. O líder desempenhou um papel fundamental na integração dos mais de 500 estados principescos independentes, unificando a nação.

“Eu me curvo ao homem que impediu a conspiração que visava dividir a Índia em pedaços, o homem que acabou com todas as dúvidas sobre o futuro da Índia”, palavras do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, idealizador do projeto, durante a inauguração. Em 2013, na cerimônia de colocação da primeira pedra para a construção da Estátua da Unidade, Modi declarou: “Quero que as pessoas de todo o mundo olhem para esta estátua tal como veem a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, ou a Torre Eiffel, de Paris“.

A estátua faraônica foi erguida junto ao Rio Narmada, em Gujarate, estado natal de Patel, com custo de aproximadamente 29,9 mil milhões de rupias (R$ 1,5 bilhão). Depois de cinco anos de construção, a escultura do homem “de ouro da história da Índia” é finalmente apresentada ao mundo.

A obra foi inaugurada sob alguns protestos, principalmente por parte de comunidades locais. O alto orçamento causou perplexidade aos agricultores que esperavam por investimentos na região, e, além disso, ambientalistas mostraram-se preocupados com o impacto do projeto na biodiversidade, pois sua construção avançou sobre um rio e uma área de reserva ambiental. Patel é considerado um ícone da direita para os nacionalistas hindus.

Em termos compartivos, a escultura desbancou o primeiro lugar, em altura, do Buda do Templo da Primavera, de 153 metros, localizada na China. A “Estátua da Unidade” tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade, em Nova York, nos Estados Unidos, que tem 93 metros, e com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 38 metros de altura.
Além da estátua, foi idealizado para o local um memorial e um centro turístico com hotéis, praça de alimentação, anfiteatro, museus e uma frota de embarcações que facilitarão o acesso dos visitantes à região. O projeto completo ainda não tem data marcada de inauguração.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS