
Desde meados do mês de fevereiro, Blumenau vem registrando baixos volumes de chuva, resultando em uma das piores estiagens. Em março, choveu 64mm, que representa cerca de 55% do esperado. No mês seguinte, abril, o tempo seco também predominou e a chuva ficou 51% abaixo do esperado.
Em maio a situação se agravou no mês de maio e até o momento foram registrados apenas 22 mm de chuva em no município o que representa apenas 21% do esperado. Com isso, o mês fechará com chuva cerca de 79% abaixo da média.
O quadro de neutralidade climática se manteve em maio e já podem ser observadas anomalias negativas de temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial do oceano Pacífico (Figura 01), com valores entre -0,5 e -1°C. A condição para o trimestre de junho, julho e agosto é ainda de neutralidade, mantendo a tendência de resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial nos próximos meses.

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO MENSAL TRIMESTRAL
Climatologicamente, o período de junho/julho/agosto apresenta os menores volumes de chuva do ano em Blumenau. Os principais sistemas meteorológicos que atuam essa época do ano são as frentes frias associadas a ciclones extratropicais, sistemas de baixa pressão e a circulação marítima.
Na terça-feira (26), o AlertaBlu participou de mais uma reunião do Fórum Catarinense de Discussão Climática, realizado por meio de webconferência, onde os meteorologistas que atuam em Santa Catarina discutem o monitoramento e previsão do clima para o Estado.
O resultado desta reunião é a previsão climática para o próximo trimestre (Junho/Julho/Agosto) que indica que a chuva ficará próxima a abaixo da média neste período em Blumenau. Dentro do trimestre, o mês de junho é aquele que apresenta um período um pouco mais favorável para a ocorrência de chuva, porém esta ainda ocorrerá de forma mal distribuída ao longo do mês. Já nos meses de julho e agosto, o padrão de chuva irregular e de baixos volumes retorna.
A informações foram divulgadas pela Tatiane Martins, Allef Matos e Taciana Weber, todas meteorologistas do AlertaBlu.