Lucelma Amâncio é a primeira vereadora negra a assumir na Câmara de Blumenau

Líder comunitária assume cadeira como suplente do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt.

Ne terça-feira (2/05/23), a vereadora suplente Lucelma Amâncio Damásio Baldi (Podemos) assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Blumenau, tornando-se a primeira negra a ocupar o cargo na história da cidade.

Lucelma é a quinta suplente do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt a assumir na atual Legislatura, tendo obtido 340 votos em 2020. Ela substituiu Leize Fraga Moritz, na vaga que pertence ao vereador licenciado Marcelo Lanzarin, que ocupa a Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUDES).

Em seu primeiro pronunciamento, Lucelma recordou a trajetória de outras pioneiras, como Maria do Carmo Carl, primeira mulher eleita vereadora em Blumenau, e Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país. Além de sua atuação como líder comunitária na Vila Jensen, a vereadora também é gerente de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Social e foi candidata a deputada estadual pelo Podemos.

A nomeação da primeira vereadora negra é um marco significativo para a cidade e a luta pela representatividade e inclusão na política brasileira. Que ela inspire outras pessoas a se envolverem na política e a lutarem por seus direitos. A representatividade é um fator importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.