quinta-feira, 13 maio 2021
Início Geral Lixo recolhido em Blumenau ultrapassa 7 mil toneladas por mês

Lixo recolhido em Blumenau ultrapassa 7 mil toneladas por mês

lixo_reciclado-506x285

Foto: Eraldo Schnaider

Somente com o recolhimento do lixo reciclado são 450 toneladas mensalmente.

Blumenau gera aproximadamente 6.800 toneladas por mês de lixo comum, cujo trabalho de coleta é coordenado pelo Samae e atinge todos os bairros do município. Somente com lixo reciclado, são mais 450 toneladas mensalmente que saem das residências. De acordo com o gerente de Resíduos Sólidos, João Carlos de Franceschi, a coleta de lixo comum na região Sul da cidade é realizada nas terças, quintas e sábados, com exceção dos corredores de serviço, onde a coleta é realizada de segunda a sábado.

Na região Norte, a coleta é feita nas segundas, quartas e sextas. Os corredores de serviço da região também contam com a coleta sendo realizada de segunda a sábado, sem interrupção. Em Blumenau, o trabalho de coleta do lixo reciclado é dividido por regiões e subdivididos nos diversos bairros através de uma programação específica, como é o caso do bairro Garcia, por exemplo, com a coleta sempre nas segundas-feiras.

Benefício

No início deste ano, o Samae ampliou a cobertura da coleta de lixo reciclado à população da região Norte, especificamente para os moradores da Itoupava Central, Fidélis e Fortaleza Alta. O serviço é realizado sempre nas quartas-feiras, das 6h às 19h, o que permitiu incrementar o benefício para mais de 35 mil moradores, passando de 30% para 100% da cobertura na região.

Esse incremento na coleta na região Norte é resultado de um trabalho de reestruturação elaborado pelo Samae em 2013, o que permitiu atingir mais de 260 ruas. E a coleta de lixo normal é sempre nas segundas e sextas-feiras. Para isso, o trabalho é feito com caminhões compactadores da Blumeterra, com capacidade de recolher um volume de 1,5 toneladas de lixo reciclável por caminhão em cada viagem. Utilizando veículos adequados para fazer a coleta seletiva, o Samae elimina o uso dos caminhões baús, que realizavam o serviço na região antes das mudanças.

Segundo Franceschi, no período de 19 de dezembro do ano passado até o dia 25 de janeiro deste ano, o município gerou um total de 8.100 toneladas de lixo. “É normal neste período contar com um volume significativo de lixo em função das festas de final de ano”, diz. Franceschi também reforça que a comunidade pode ajudar a melhorar ainda mais o serviço na cidade com sugestões ou mesmo denúncias através do e-mail ouvidoria@samae.com.br. A comunidade também pode acionar o telefone 3338-1000 para mais informações ou tirar dúvidas sobre o dia de funcionamento da coleta do lixo em sua rua.

O gerente também explica que não há necessidade de separar cada tipo de material em sacos diferentes. Podem ser colocados em um mesmo recipiente vidros, que não estejam quebrados, plástico, latas e papeis. “O importante é separar destes materiais os produtos orgânicos e acondicioná-los em outro saco, como comida, produtos de limpeza, por exemplo. “Todo lixo reciclado que foi pré-selecionado pela população vai para a esteira de triagem. Ali é feita a completa separação”, explica.

Atualmente em Blumenau, a coleta é feita pela Blumeterra e posteriormente levado para Brusque (serviço de translado) pela empresa Recicle. Para o lixo reciclado, o município conta com duas centrais de reciclagem, a Reciblu e a Translado. “Estamos com um projeto de adequação e ampliação para que esse serviço de triagem do lixo reciclado seja direcionado para famílias. Contamos hoje com oito núcleos que realizam este trabalho na cidade, sendo que é o Samae é o responsável por levar o material para elas.

via PMB | Texto: Joni César

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS