Na quarta-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) disponibilizou a lista dos mesários para o pleito de outubro. Eles foram escolhidos por um juiz eleitoral entre 2 de julho e 6 de agosto, e dão preferência aos que têm nível superior. Os nomes são válidos tanto para o primeiro, quanto o segundo turno. Cada seção é composta por um presidente de mesa, os 1º e 2º mesário(as) e o(a) secretário(a).
Depois da escolha, a Justiça Eleitoral envia uma carta de convocação para os selecionados. Mas caso o eleitor fique em dúvida, a relação pode ser consultada no Cartório Eleitoral de sua região em SC, e pela internet clicando aqui. Se você não recebeu nenhuma carta, pode conferir em uma destas zonas eleitorais de Blumenau: 003ª , 088ª e 089ª.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), 58.368 pessoas devem trabalhar como mesários no estado, nas eleições de outubro. As funções são recepcionar o eleitor, identificá-lo (por biometria ou documento oficial com foto) e encaminhá-lo para votar na urna eletrônica. Apesar de ficar o dia todo na eleição, esse trabalhador tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado e auxílio-alimentação na data da votação.
Caso o mesário falte, ele tem 30 dias (a partir da eleição) para se justificar perante o juiz eleitoral, se não leva multa. Se você quiser mais detalhes, acesse o canal do mesário, no site do Tribunal Superior Eleitoral.