Lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Solidária está online em Blumenau

A distribuição é gratuita e os produtos foram doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

A partir desta quinta-feira (14/12/23), os usuários da Farmácia Solidária de Blumenau poderão verificar a disponibilidade de determinado medicamento online, basta apenas clicar aqui. O objetivo é facilitar a busca por medicamentos.

Em dezembro, o projeto celebrou 15 anos de atuação e irá presentear os primeiros 100 pacientes que retirarem uma quantidade significativa de remédios na unidade com ecobags. Além disso, o espaço físico foi ampliado, possibilitando o armazenamento de aproximadamente 50 quilos adicionais de medicamentos.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
 “Essa é uma mudança que toda a equipe desejava há muito tempo e agora foi possível realizar. Esperamos que, cada dia mais, os moradores façam uso dos nossos serviços e busquem as medicações gratuitamente”, destaca Claudia Antune, coordenadora da Farmácia Solidária.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Objetivo da Solidária

Criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população, a Farmácia Solidária realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários. O objetivo principal é fornecer itens não padronizados na rede pública para a comunidade. São mais de mil produtos cadastrados, incluindo remédios de uso contínuo e antibióticos, disponíveis para usuários do SUS, convênios e particulares.

O espaço, que fica localizado no andar térreo do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, em frente à Policlínica, na Rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte, pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Quem pode receber medicação da Solidária

Qualquer pessoa, com uma receita médica válida de Blumenau e de outro município, pode procurar a medicação na farmácia. Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. A Farmácia Solidária não entrega medicamentos psicotrópicos, aqueles com substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, e medicamentos padronizados, ou seja, aqueles já distribuídos pelo SUS. Para esses, o usuário precisa se dirigir às unidades básicas de saúde da cidade.

* Com informações da Prefeitura de Blumenau.

Foto: Marcelo Martins [PMB]